Datafolha aponta Minas Gerais como melhor destino histórico e de natureza do Brasil

Pela Estrada Real, caminho oficial construído pela Coroa Portuguesa para o transporte de ouro e diamantes, o turista encontra recantos históricos como Congonhas, Diamantina e Tiradentes.

O estado de Minas Gerais foi apontado como melhor destino histórico no Brasil e melhor destino de natureza em 2019, segundo pesquisa do Datafolha. O estudo analisou as opções de viagem dos paulistanos em 50 categorias. Segundo a pesquisa, 24% escolheram Minas por seu legado histórico preservado. As belezas naturais mineiras também colocaram o estado à frente, com a maioria dos votos nesse quesito (6%).

Minas Gerais possui quatro conjuntos de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela Unesco.  São eles: a Cidade Histórica de Ouro Preto; Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; Centro Histórico de Diamantina; e Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte. A cidade de Ouro Preto foi mencionada espontaneamente na pesquisa por 18% dos entrevistados. A cidade atrai o turista por seu casario antigo, pelas charmosas ladeiras e suntuosas igrejas do auge do ciclo do ouro.

Pela Estrada Real, caminho oficial construído pela Coroa Portuguesa para o transporte de ouro e diamantes, o turista encontra recantos históricos como Congonhas, Diamantina e Tiradentes. Situada a 70 km da capital mineira, Congonhas abriga o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde estão os 12 profetas esculpidos em pedra-sabão, em tamanho real, pelo mestre Aleijadinho nos últimos anos de sua vida.

Tradição e memória convivem em harmonia com a atmosfera cosmopolita que ganhou a pequena Tiradentes após a instalação de eventos de grande porte na cidade, como a Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia. Situada a 482 km de São Paulo, Tiradentes foi citada nominalmente por 3% dos entrevistados na enquete. Faça sua pesquisa e garanta belas pousadas em Tiradentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *