Conhecer perfis – Isso faz diferença no seu crescimento!

Conhecer perfis comportamentais pode ajudar seu negócio a crescer!

É muito provável que tenha ouvido falar ou participou de uma avaliação de perfil comportamental. Estes modelos de avaliação são cada vez mais utilizados nas organizações como forma de analisar o perfil e aproveitar o melhor de cada colaborador ou candidato as responsabilidades que são delegadas a ele.

 

Falamos com frequência sobre o risco de contratar pelo currículo e demitir pelo comportamento. O que as empresas percebem é que nem sempre é necessário demitir, as vezes precisamos adaptar e extrair o potencial de cada perfil comportamental.

 

Você já observou que existem pessoas mais enérgicas que possuem um apetite maior a riscos e se sentem motivadas a desafios? Outras valorizam mais a contribuição para o grupo e o relacionamento. Alguns se sentem confortáveis criando planos de ação e acompanhando tarefas de rotina e enquanto outros se motivam pelo desejo constante em aprender e saciar a curiosidade. E essa é a beleza de se conhecer os perfis comportamentais.

 

Imagine o quanto identificar tais comportamentos e aplica-los no processo de contratação se torna uma ferramenta potente quando bem utilizada?

 

Alinhando expectativas e valores pessoais aos desafios definidos para cada posição/cargo, ampliam-se as chances de sucesso e todos ganham.

 

Por outro lado, é importante que os líderes saibam como extrair o melhor de cada perfil, incentivando e potencializando os talentos.

 

Embora o mapeamento de perfil seja interessante para apoiar na contratação e remanejamento de candidatos/colaboradores, é importante frisar que todos nós somos capazes de desenvolver novas habilidades e mudar comportamentos, desde que sejam identificados e trabalhados.

 

Na prática o que devemos fazer é: identificar as principais características que se espera de um candidato/colaborador, identificar qual é o perfil mais adequado, buscar contratar ou desenvolver de acordo com a necessidade da organização.

 

Acima de tudo compreender que pessoas são diferentes e precisam ser compreendidas em suas necessidades para que uma vez alinhadas possam desempenhar e entregar o melhor de cada um.

 

E por isso sigo acreditando que uma boa gestão de pessoas é o que gera os melhores resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *