Assoreamento de rio em Vila Velha

Mensagem enviada por: Sylvio
Att

A Secretaria do Meio Ambiente da PMVV

Venho por meio desta, denunciar a PMVV o assoreamento do rio que faz divisa entre o Município de Vila Velha e Cariacica: a obra que está em execução já avançou mais de três metros no leito do rio estreitando e assoreando seu leito. A obra que está em destaque não tem nenhum outdoor que discrimine as licenças e registros dos técnicos responsáveis e muito menos do que se trata, um enorme descaso que não irá passar em branco. O rio a muito não recebe a devida atenção pois a anos não tem sido dragado para aumentar sua capacidade de fluides nos períodos da chuvas, sua profundidade hoje é menos de meio metro, ainda sim temos esse agravante e por que não dizer um crime ambiental.

One Reply to “Assoreamento de rio em Vila Velha”

  1. Reserva do Rio Jucu Hoje está ficando sem Rio.
    A obstrução, por sedimentos, areia ou detritos quaisquer, de um estuário, rio, é uma das causas de morte de rios, devido à redução de profundidade, Os processos erosivos, causados pelas águas, ventos e processos químicos, antrópicos e físicos, desagregam solos e rochas formando sedimentos que serão transportados. O depósito destes sedimentos constitui o fenômeno do assoreamento.
    Porém o homem vem acelerando este antigo processo através dos desmatamentos, que expõe as áreas à erosão, a construção de favelas em encostas que, além de desmatar, tem a erosão acelerada devido à declividade do terreno, as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desmatamentos extensivos para dar lugar a áreas plantadas, a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem com seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial e das grandes emissões gasosas.
    Medidas para evitar
    Nestes casos, é importante uma intervenção do homem para evitar catástrofes. A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. Outra medida é a ação dos governos com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este, consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *