Líder em Federações Patronais

Marcos Guerra
FINDES 

Marcos Guerra é industrial desde 1978, casado, pai de dois filhos e morador de Colatina. Iniciou sua carreira empreendedora aos 19 anos, tornando-se diretor-presidente do Grupo Guermar e um dos fundadores do Sindicato da Indústria do Vestuário de Colatina (Sinvesco). Atua junto à Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) há mais de duas décadas. É presidente da entidade desde 2011, tendo sido reeleito ao cargo por unanimidade em 2014, ficando à frente da Federação até 2017. Em 2015, foi empossado também como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Espírito Santo (2015-2018).

O que é ser líder? O que é preciso para se tornar um?
O bom líder precisa saber ouvir. Por meio do diálogo podemos conhecer as reais necessidades dos liderados e, com visão holística, enxergar soluções que estejam dentro da própria instituição. Acho muito importante também que o líder saiba planejar ações executáveis dentro da realidade da instituição, construindo o futuro com pés no chão. É preciso estar perto, acompanhar processos e observar detalhes. Somando pequenas melhorias, podemos alcançar grandes resultados.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
Ser confiável e acessível. Essas são duas características fundamentais para o sucesso de um líder. Quando o liderado confia em alguém, se dispõe a contribuir para sua gestão, doando tempo e ideias. É bom lembrar que o bom líder não pode ter medo de dizer “não”, mas, com diálogo sincero, deve alertar sobre a viabilidade das ações e construir caminhos que possibilitem o atendimento das demandas apresentadas. Isso aperfeiçoa o relacionamento e estimula o surgimento de projetos cada vez melhores.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Nunca tive a pretensão de ser presidente de sindicato, presidente da Findes, senador ou qualquer título semelhante. Essas coisas aconteceram naturalmente na minha vida, porque o que sempre fiz foi trabalhar ao máximo para resolver os problemas que enxergava na minha cidade, no meu setor, no meu Estado e no meu país. Superamos desafios diariamente, então o maior desafio é sempre nos prepararmos para o que ainda está por vir.

O que te move e o que te inspira?
Aprendi muito com todas as pessoas com quem convivi, não apenas com as lideranças que encontrei ou conheço em Colatina, Vitória, no Brasil e no mundo. Confesso que não costumo me inspirar em um nome, mas busco bons exemplos todos os dias ao meu redor. É na conversa com a costureira do chão de fábrica, na palestra de um ministro, na troca de experiências com um presidente de Federação de outro Estado. Estou sempre ouvindo atento, aprendendo com a história de vida das pessoas, e replicando o que absorvi na minha empresa, na minha casa ou nas instituições onde atuo voluntariamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *