Líder no Segmento de Logística

Kaumer Chieppe
VIX LOGÍSTICA 

Kaumer Chieppe é CEO da VIX Logística. Graduado em Administração pela Faesa, também realizou um STC Executivo na J.L Kellog Graduate School of Management, curso em parceria com a Fundação Dom Cabral. Iniciou sua carreira na Viação Águia Branca em 1984 e trabalha na VIX Logística desde 1998, acumulando o cargo de principal executivo (CEO) e de membro do Conselho de Administração.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
O primeiro passo para ocupar uma posição de liderança é querer ser líder. É preciso ter o desejo de estar à frente de um grupo de profissionais e querer compartilhar experiências que levem ao crescimento de uma organização e sua perenidade e também ao desenvolvimento da equipe. Para isso, o líder precisa estar atento às competências e características dos profissionais do seu time, impulsionando o melhor de cada um.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
Contribuir para que toda a equipe se desenvolva, evolua nas suas aptidões e tenha um bom ambiente de trabalho, com um clima que favoreça a produtividade, a colaboração e a integração. Além disso, também é importante que o time se sinta realizado nas suas funções e tenha prazer na execução das suas atividades.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
A busca incessante pelo conhecimento e pelo novo deve ser uma característica presente nas lideranças. Estar sempre aberto ao aprendizado, inclusive interagindo com toda a equipe e demais stakeholders, é fundamental para evoluir constantemente.     

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Fazer parte de uma família empreendedora e que sempre teve como valor o respeito às pessoas, tanto colaboradores quanto o público externo, e a valorização de relacionamentos sólidos e duradouros foi fundamental. Essas características contribuíram bastante para a função de liderança que ocupo atualmente na VIX Logística.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Acredito que a liderança compartilhada é o caminho para sermos mais assertivos nas entregas para os nossos clientes. Valorizo muito as contribuições que a equipe pode oferecer para aprimorar a operação e também para o desenho de novos projetos. Porém, em algumas situações, um bom líder também deve ser mais enfático nas suas proposições.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
A responsabilidade de estar construindo a cada dia o futuro da empresa com a colaboração do Conselho e da minha equipe é o que me inspira a ser um líder cada mais vez focado na sustentabilidade do negócio. E o que me entristece é observar que nosso país poderia estar mais à frente, pois temos muito potencial. O investimento em educação é o motor que fará esse crescimento acontecer.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
Na atualidade, o líder deve estar comprometido com a ética nas relações e nos negócios e também com o respeito à vida e às pessoas. Acredito que se investirmos nesses valores nos nossos relacionamentos profissionais e pessoais, teremos mudanças muito positivas no nosso país.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *