Do Norte ao Sudeste: o poder do marketing de influência, por Raphael Pinho

RETRATOS SPARK Rafael Coca, Sebastian Jasminoy, Raphael Pinho Foto: Gustavo Scatena / Imagem Paulista

Raphael Pinho é Sócio-diretor da Spark, empresa especializada em marketing de influência

É inegável que o marketing de influência representou uma das maiores transformações recentes no setor de comunicação, especialmente no ambiente digital. Segundo o The State of Influencer Marketing, 39% dos profissionais dessa área planejam investir mais em seus orçamentos com creators. No Brasil, a tendência é similar. Em estudo divulgado pelo YouPix sobre o mercado local, 67% dos respondentes (40 empresas, com mais de 500 funcionários) concordam que marketing de influência é estratégico dentro do seu plano de comunicação.  

Foi antecipando esse cenário que nasceu a Spark, com o intuito de oferecer às marcas e agências todas as etapas de desenvolvimento de campanhas com influenciadores, sempre com a tecnologia amparando todos os processos. Alinhada ao crescimento do marketing de influência como estratégia de comunicação das marcas em nível nacional, em 2018 a empresa deu mais um passo rumo à profissionalização do segmento, dando início à estratégia de afiliação com grandes grupos de comunicação do país, fortalecendo sua atuação em diversos estados.  

A primeira parceria foi firmada com o Sistema A Crítica, de Manaus (AM). Desde agosto de 2017, auxiliamos na entrega de mais de 30 campanhas com influenciadores na região. Após conquistar o Norte, a Spark acaba de aterrissar em terras capixabas ao firmar uma parceria com o maior grupo de comunicação do Espírito Santo, a Rede Vitória. Para se ter uma ideia da importância do mercado capixaba, a plataforma proprietária da Spark – que conta com mais de 50 mil contas de influenciadores no Brasil e 175 mil no mundo – já registra cerca de 600 contas de influenciadores do Espírito Santo. Com a parceria, a Spark Fluvip Vitória, além de atender todo o estado, também vai ligar o mercado regional aos mercados nacionais e internacionais.

Alinhada à estratégia da Spark de profissionalizar o marketing de influência em importantes mercados do país, a afiliação com a Rede Vitória, formada pela TV Vitória, Folha Vitória, Jovem Pan e Jovem Pan News, permite ao grupo, que já reconhece a eficácia da disciplina, contar com toda a expertise da Spark e as ferramentas necessárias para impulsionar o crescimento do mercado na região.

O modelo de afiliação com a Rede Vitória se dará em formato de licenciamento da marca, expertise e tecnologia proprietária da Spark. Desse modo, a afiliada contará com uma estrutura local própria e completa para atender os clientes de forma exclusiva, eficaz e profissional. Além do modelo regional, todas as operações contarão com o apoio da matriz em São Paulo e demais empresas do Grupo Fluvip, presente em nove países.  

Toda estratégia de afiliação nacionalmente está alinhada ao crescimento do marketing de influência como estratégia de comunicação das marcas em nível nacional. Já temos presença firmada nas regiões Norte, Sudeste e Sul do país e previsão de outras inaugurações em 2018. A possibilidade de escalar o negócio e a concretização da estratégia de afiliadas está ancorada a nossa recém-lançada plataforma proprietária, que traz ao segmento de influencer marketing uma solução completa de monitoramento de performance dos influenciadores e a possibilidade de as marcas acompanharem suas campanhas em tempo real.

Temos a certeza de que a parceria com a Rede Vitória levará o mercado de marketing de influência a um novo patamar no Espírito Santo, contribuindo para que as marcas da região realizem campanhas e estratégias ainda mais eficazes com influenciadores.

Artigo original publicado na revista Marcas Ícones 2018. Acesse!

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