Uma novo panorama da saúde no Espírito Santo, por Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira é Secretário de Estado da Saúde

Um novo modelo de gestão dos hospitais públicos e os investimentos realizados estão tornando a saúde cada vez melhor para os capixabas, como pode ser comprovado pelos resultados da Pesquisa Marcas Ícones. O Hospital Dr. Jayme Santos Neves, por exemplo, é um dos quatro hospitais capixabas gerenciados por uma organização social, e teremos mais sete adotando esse modelo de gestão ainda neste ano tanto na Grande Vitória quanto no interior, em cidades como Colatina, São Mateus e Barra de São Francisco. Com isso, vamos entregar ainda mais eficiência e qualidade para o usuário dos equipamentos de saúde do estado.

Com relação aos investimentos, eles estão sendo realizados principalmente na estrutura hospitalar e vão continuar em uma grande velocidade, graças à implantação da Rede Cuidar, que é o novo modelo de atendimento integral à saúde. A Rede Cuidar visa a melhorar a qualidade de vida das pessoas, formando uma rede que está reorganizando o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados, até a rede hospitalar.

Duas regiões já contam com unidades da Rede Cuidar: Norte, em Nova Venécia, e Serrana, em Santa Teresa. Entre os benefícios para a população do entorno desses municípios estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; o aumento da oferta de consultas e exames; a redução do tempo de espera para consultas e exames; o atendimento personalizado e humanizado, e a integração das equipes da atenção primária e da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Na unidade Cuidar, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e saem do atendimento com um plano de cuidado que inclui orientações de nutrição, atividades físicas e uso de medicamentos, entre outros, que será elaborado por um conjunto de especialistas. O acompanhamento da realização desse plano de cuidados será realizado pelas equipes das unidades básicas de saúde do município onde o paciente reside, e os serviços dos municípios e a unidade Cuidar interagem o tempo todo.

Podemos afirmar que a Rede Cuidar vai mudar totalmente o panorama da realidade do usuário do SUS no estado. Só vamos ter boas notícias no setor de saúde daqui para a frente e, com isso, resultados muito positivos para todas as pessoas.

Artigo original publicado na revista Marcas Ícones 2018. Acesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *