O coronavírus chegou ao Brasil

Flavio Cavalcante

Caros colegas, minhas cordiais saudações!

Às vezes as melhores Sacadas da vida vem de lugares que você menos imagina.

Ontem eu estava conversando em uma barbearia quando recebi a seguinte frase: “Ah, mas se o Coronavírus ficar só na China é problema deles. O que eu tenho a ver com isso?”

Inicialmente a ausência total de empatia me chamou a atenção pois são centenas de vidas perdidas, mas em uma primeira análise faz sentido, ou pelo menos fazia no século passado. Pois, mesmo com fronteiras e muros, vivemos em uma Vila Global onde todos ficam gripados e juntos… E isso reverbera em vários aspectos dentre eles o econômico.

A China teve que parar os portos por conta do Coronavírus, logo está usando a Cláusula de Force Majeure (o famoso por motivo de Força Maior) para quebrar contratos, atrasar pagamentos, renegociar prazos… sendo a China o maior player econômico de muitos países (Inclusive o Brasil) isso pode causar um efeito cascata debilitando bolsas pelo mundo e derrubando preços de ações.

Setores como agronegócio e venda de commódities já estão sendo impactados, pois as exportações irão cair, logo o mercado interno receberá esses insumos (em sua grande maioria perecíveis) como estratégia de redução de dano e isso fará com que o preço interno caia. Vai parecer como uma bênção disfarçada, mas vai enfraquecer o agronegócio no médio prazo.

Mas temos um outro problema nesse cenário… assim como os portos estão parados, as Indústrias estão paradas. Basta lembrar que importamos insumos, tecnologia e toda uma gama de recursos … que ao terminarem no estoque causarão as paradas das linhas de produção (ou o encarecimento dos preços)… desaceleração, escassez, desemprego e inflação.

Assim sendo respondo ao meu barbeiro de confiança: “Você tem TUDO a ver com isso, afinal somos uma corrente tão forte quanto o nosso elo mais fraco”

Flávio Cavalcante Palestrante e Professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *