Quando a verdade fala mais alto

Horas e horas escrevendo meu primeiro artigo. Escreve, apaga, troca palavra, apaga, escreve de novo, deixa pra lá e começa tudo do zero outra vez. Na terceira tentativa, o texto quase pronto e eu já sabia que não ia usá-lo. Não tem jeito, não consigo fazer nada para impressionar, não se for esse o objetivo. Se a motivação estiver equivocada, todo o resto acontece meio engasgado, fora de esquadro, estranho mesmo.

Deitei no sofá e comecei a buscar o que realmente estava sentindo. De repente, sem muito esforço, surge o tema desse meu primeiro artigo: a verdade! E por falar nela, a verdade é que eu queria impressionar você, caro leitor. Afinal de contas, agora tenho a oportunidade e o privilégio de lhe encontrar semanalmente por aqui e queria causar uma boa impressão nesse primeiro contato. Não sei se vou conseguir, mas, sinceramente, prefiro não lhe agradar a ser desonesta contigo.

Já parou pra pensar que muitas das nossas frustrações acontecem porque ignoramos nossos sentimentos? Aí eu lhe pergunto: e o que pode ser mais verdadeiro do que o que sentimos?
Hoje em dia tudo é planejado, tudo é calculado, tudo é planilhado.

Traçamos metas, partimos para a execução e acabamos deixando de lado o mais importante: os sentimentos.

Ignoramos nossos sentimentos em prol das curtidas e do aumento no engajamento. O tal do algoritmo se tornou mais importante do que a nossa mais pura intenção.
Mas a vida não se trata de números e dados. Ou pelo menos, não deveria. Porque nem todo dia vai ser bom ou empolgante. Há momentos de preocupação, de tristeza. Outros de motivação e felicidade. Somos assim, inconstantes. E é exatamente isso que nos faz humanos.

Eu poderia até ter começado escrevendo sobre temas motivacionais, tão usados em início de ano. Confesso que tentei, mas preferi arriscar, seguir a voz da minha alma e acreditar que falar sobre verdade, seria o melhor caminho para um artigo de apresentação. Até porque a verdade é libertadora.

Portanto, neste meu primeiro texto, me liberto e me apresento desse jeito, verdadeiro. E que tenhamos um ano repleto de verdades!

 

Herica Godoy
Jornalista e estudante de Psicanálise.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *