Professora busca qualificação para ajudar alunos com deficiência

Olá, me chamo Samantha Almeida e atuo como professora da rede estadual de ensino desde 2008. Em sala de aula, trabalhei com as disciplinas de Ciências e Biologia por quase 10 anos, já que minha formação é em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Entretanto, desde sempre sou sensível às questões de acessibilidade e inclusão.

Sou filha de um portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA 8), uma doença incapacitante e degenerativa. Acompanhar os desafios enfrentados pelo meu pai em função da baixa acessibilidade e inclusão nas cidades foi algo que me doeu muito.

Ao entrar em uma sala de aula pude notar que poderia fazer mais pelos alunos público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e, em 2012, resolvi me especializar nessa área em busca de novos ares.

Inicialmente, fiz um curso de Libras para ter o mínimo de comunicação com alunos, já que dificilmente havia intérpretes em sala. Após esse breve contato com a Libras, passei a buscar cursos na área de Deficiência Intelectual (DI).

Com essas formações, passei a atuar como professora de DI e percebi o quanto era gratificante e motivador poder fazer mais para melhoria da qualidade de vida destes alunos.

O atendimento no dia a dia faz com que tenhamos um contato mais próximo com os responsáveis, proporcionando um atendimento mais qualificado e em rede. A comunicação familiar, o contato com a rotina médica e terapêutica destes alunos, permite acompanhar sua evolução e desenvolvimento ao longo dos anos em sua vida escolar.

É uma área muito desafiadora e que necessita uma busca constante por especializações. Aprender para ajudá-los é uma grande motivação para mim, pois observar os resultados positivos e notar que os alunos estão adquirindo conhecimento, autônima e ampliando sua comunicação e socialização é, sem dúvida, muito gratificante.

É importante lembrar que acessibilidade e igualdade são direitos garantidos pela Constituição Federal e a inclusão dessas pessoas é o pressuposto desses direitos. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Laranjeiras, estamos dando passos importantes contra o capacitismo com o desenvolvimento de atividades adaptadas e adequadas a necessidade de cada aluno no decorrer de seu atendimento especializado.

Temos momentos de orientação aos profissionais de educação para realizar as adequações necessárias para cada especificidade em busca da inclusão de todos. São ações práticas que melhoram a forma como esses alunos se relacionam com o espaço educacional e espero que se estenda para toda a sociedade. Até lá, a luta é diária e constante.


Samantha de Almeida dos Santos
Pós-graduada em Educação Especial

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