Autismo é de fato intrigante, e não há um manual de inicialização

Estudei e estudo muito sobre o autismo. Claro que meu interesse está ligado a maternidade atípica. Ter um filho com autismo me fez buscar conhecimento sobre o assunto. Eu não tinha informação, e na época pouco se falava sobre o tema. Pelo menos eu acho que não era falado.

Até então, eu não vivenciava o autismo. Mas o texto de hoje é uma reflexão sobre a minha vivência. Estudar e vivenciar o autismo. Vejo muita gente empenhada em estudar, em aprender, entender… Mas vejo também que quando essas pessoas se deparam com o autismo real, elas se assustam. Parece que tudo o que estudaram, cai por terra.

O autismo é de fato intrigante, e não há um manual de inicialização. A prática nos ensina muito. “Ah, mas você vivencia o autismo 24 horas, afinal, você é mãe”. Sim, mas essa vivência é sobre o meu autista… Isso não quer dizer que todos os outros reagem, aprendem, aceitam as situações como ele. Percebam o quanto é complexo. Ah, mas isso é do ser humano, não só do autista! Concordo! E aí que vem o ponto-chave: a gente estuda, a gente busca conhecimento, mas não quer dizer que tudo vai funcionar. Vai muito além.

A dinâmica é complexa, existe uma pessoa cheia de características para além do diagnóstico. E esse talvez seja o passo inicial. Conhecer a pessoa que está ali, que tem um diagnóstico complexo, mas que, antes de tudo, é um ser humano cheio de complexidade inata. Somos seres com desejos, com manias, com famílias que possuem características quanto a criação, com crenças, com problemas… Tudo isso transforma cada um em um ser único! Não vamos limitar as pessoas a um diagnóstico.

É preciso entender o autismo, estudar, mas também é preciso estudar a complexidade do ser humano que está ali diante de você. Não precisamos romantizar o autismo e nem reduzir as pessoas no espectro ao seu diagnóstico.

Carol Barros é mãe do Davi, autista de 21 anos;
Graduada em Pedagogia, com Pós-graduação em Arteterapia, Psicopedagogia e Intervenção ABA para Autismo e deficiência intelectual, Inclusão Escolar nos Transtornos do NeuroDesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades e Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. Efetiva na rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, onde atua como diretora escolar.

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