Mais informação e menos preconceito

 

É difícil receber o diagnóstico de deficiência. Momento difícil que gera várias incertezas e dúvidas. É preciso aprender a lidar com a condição da deficiência do diagnosticado. Nessa busca é importante conhecer outras famílias com filhos com o mesmo diagnóstico.

Infelizmente não existe uma receita mágica que ajude a nós pais, de pessoas com deficiência a lidar com os desafios diários de criá-las.

Apesar de termos avanços em alguns aspectos e ter várias leis, que protegem a pessoa com deficiência, o desconhecimento é grande e isso leva ao preconceito. Precisamos nos informar e conscientizar. Informação nunca é demais. Ao termos informação sobre a condição da pessoa com deficiência, podemos ajudar no processo do tratamento.

Nossos filhos são pessoas com limitações, mas são sujeitos de possibilidades. Alguns mais limitados que outros, mais ainda sim, são seres humanos que necessitam de apoio para se desenvolverem.

Pessoas com deficiência, precisam serem vistas como pessoas, antes de sua deficiência. A sociedade precisa entender que a deficiência faz parte de suas características, mas não as define.

Heloisa Moraes, Tesoureira da Amaes, Formanda em Ciências Contábeis, Formanda em Serviço Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *