Petrobras Ciranda Capixaba investirá R$ 2,8 milhões no social e o IBOPE faz discussão sobre quem é a Classe C no Brasil

Novidades na equipe da Fischer+Fala!  – Mais gente nova na Fischer+Fala! A Gerente de Projetos de Convergências, Karen Hada, chega para reforçar a área de Operações e Negócios e o Diretor de Arte, Artur Polatti, incrementa a Criação. Pós-graduada em Gestão de Projetos pela FAAP, Karen acumula passagens pelas agências TV1, Oficina Interativa, Hypnotiq, nas áreas de planejamento e projetos integrados, atendendo a clientes como Ambev, Gol, Gafisa, Som Livre, Ipiranga, entre outros.  Já Artur, graduado em Publicidade e Propaganda também pela FAAP, vem da Energy. O profissional passou ainda pelas agências Click, AlmapBBDO, Ogilvy e F.biz. Durante sua trajetória profissional, realizou trabalhos para anunciantes como Unilever (Seda, Lux, OMO, Surf e Brilhante), Adams (Trident e Halls), Cielo, Colgate Latam, entre outros clientes.

Petrobras investirá R$ 2,8 milhões no social – A Petrobras, por meio do programa “Petrobras Ciranda Capixaba”, definiu os investimentos na área social para o Espírito Santo em 2011. Os recursos destinados ao segmento somam R$ 2,8 milhões e contemplarão todos os 16 municípios que compõem a área de influencia da unidade de operações de exploração e produção do ES (UO-ES).  A apresentação do programa de investimentos será apresentado nesta sexta feira, dia 5 de novembro, em almoço com jornalistas no espaço Gourmet do Extraplus do HortoMercado. A Petrobras Ciranda Capixaba é o programa que realiza a seleção e a gestão dos projetos de investimentos social da unidade de operações de exploração da Petrobras no ES.

Maely recebeu para a 3ª edição do Acorda – A última edição do ACORDA, realizado pela Maely, reuniu no último dia 20 passado, reuniu  profissionais de comunicação para palestra “Pesquisas: importante aliado no desenvolvimento de produtos e conhecimento do consumidor” com o executivo de marketing, Ronaldo Carneiro. O encontro propôs uma reflexão da importância das pesquisas no conhecimento do público para realização de ações de comunicação eficazes.  Os cases de sucesso apresentados por Ronaldo Carneiro, hoje presidente da  ADVB/ES – Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Espírito Santo, impressionaram os presentes. Com experiência de 35 anos no Grupo Nestlé/ Garoto, gerenciou importantes Unidades de Negócios e desenvolveu Planos Estratégicos para fortalecer marcas emblemáticas como: Farinha Láctea Nestlé, Nescau, Neston e Garoto. Sua experiência passa pelas áreas de Marketing e Vendas e Logística onde desenvolveu e implementou projetos que vão de reestruturação de negócio, como o case da Companhia Tostines quando comprada pela Nestlé. Na linha de frente da Unidade de Marketing da Garoto / Nestlé, durante 5 anos, posicionou a marca como negócio mais importante para o Grupo Nestlé Brasil e a maior empresa de chocolates da América do Sul. Vale lembrar que dois dias antes da apresentação do Ronaldo no Acorda, ele esteve em são Paulo para receber o troféu de Profissional de Marketing de 2009

Grupo Lider promove torneio motivacional – Para manter os funcionários motivados e estimular a integração entre as equipes, o Grupo Lider vai realizar o 1º Torneio de Kart para os colaboradores das concessionárias do grupo na Grande Vitória (CVC Serra, Novavitoria, Tai Motors e Vitoriawagen), no próximo dia 12, no kartódromo da Serra. Haverá baterias masculinas e feminina. Ao final da competição, serão distribuídos medalhas e troféus. Boa estratégia.

IPVA grátis e três anos de garantia total – A AUTOCHIX, concessionária da marca Chery, criou uma promoção especial para quem adquirir qualquer um dos modelos da montadora até o final do mês de outubro. Além do IPVA Grátis, outros itens de série Freios ABS com EDB, duplo airbag, ar condicionado, direação hidráulica trio elétrico, rodas de liga-leve, CDPlayer MP3 com entrada USB, alarme antifurto com imobilizador e luzes de neblina, bem como três anos de garantia total. Os preços bem competitivos para os modelos apresentados. A concessionária está localizada na Avenida Fernando Ferrari, 2727, Vitória, próximo ao Aeroporto.

Capixabas com filiam em Brasilia  – A sociedade de advogados capixaba Viegas & Almeida Consultoria Jurídica Empresarial venceu uma importante concorrência nacional para prestação de serviços advocatícios para a Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB, localizada em Brasília-DF. Participaram da licitação, 15 escritórios de todo o país, alguns deles listados entre os 10 maiores do Brasil. Segundo os advogados Eder Jacoboski Viegas e Francisco Cardoso de Almeida Neto, titulares do escritório, os avaliadores do processo levaram em consideração para a contratação o equilíbrio entre melhor capacidade técnica e preço. Para atender ao novo cliente, os profissionais montaram uma filial em Brasília.

Humorista capixaba no Show do Tom  – Na pele do ator e galã Dudu Pelicano (paródia de Dudu Pelizzari, ex-ator de “Malhação”), o capixaba Haeckel Ferreira contracena no quadro “O Curral” (sátira de “A Fazenda”) ao lado de grandes humoristas como Carlinhos (Mendigo), Vinicius Vieira (Glu-Glu) e, claro, o grande ícone atual do humor nacional: Tom Cavalcante. O humorista recebeu o primeiro convite para participar do programa no final de abril, no quadro “O Infeliz” (sátira de “O Aprendiz”). Participou de pelo menos 4 dos 5 episódios exibidos, que foram ao ar até meados de julho deste ano. Haeckel é um dos pioneiros do gênero stand-up comedy (humor de cara limpa) no Espírito Santo. Começou a se apresentar no início de 2008 com o grupo Comédia a La Carte, em uma esquina de bar da capital, sem estrutura alguma para shows. Hoje mostra seu talento nos mais diversos palcos capixabas em apresentações solo ou em grupo, sendo notado por suas imitações de famosos e irreverência em cena. Além dos shows, Haeckel apresenta um programa de rádio em equipe, onde sua missão é fazer humor com os temas e notícias mais inusitados possíveis.

Aliando arte e sustentabilidade – Conhecido por trabalhar por 12 anos em um dos eventos culturais mais importantes do País, a festa de Parintins, o artista plástico Gildo de Alfaia é o criador das peças que fizeram parte da campanha “Colaborador Sustentável” da Unimed Vitória. A criatividade de Gildo – que também é conhecido por fazer trabalhos para escolas de samba capixabas – foi exposta ao lado de placas com dados alarmantes em relação à produção de resíduos. Fica o alerta: cada brasileiro produz quase um quilo de lixo por dia. Em três meses, seria o equivalente a uma pessoa de 90 quilos, o que justifica a peça principal da campanha: um ser humano em tamanho real feito de sobras de papel.

 
Guará faz ações na Semana do Servidor – Entre os dias 25 e 28 de outubro, aconteceu a Semana do Servidor, uma realização da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) do Estado do Espírito Santo em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10). A Guará, em parceria com a agência Contemporânea, participou do stand da Seger no Centro de Convenções de Vitória com esquetes teatrais dos personagens Dr. Economia (ator Rossini Macedo), Cientista Maluco e Motivador (ambos interpretados por Shita) , já realizados em ações anteriores. O objetivo foi divulgar os programas da secretaria.  A Guará também disponibilizou o locutor Mazinho, que animou a Mostra Cultural do evento.

Gente nova na Guará – O conjunto de ações para a Semana do Servidor foi o primeiro organizado pela recém-contratada Carla Sobreira, que atua há mais de sete anos no mercado de marketing, com experiência em agências, veículos de comunicação e empresas de eventos e planejamento promocional.  A nova integrante da Guará veio para complementar o setor de eventos e projetos especiais da agência, que também é formado pelo gestor Marcius Alexandre, profissional da área há mais de 20 anos, com realização de grandes eventos Brasil afora.  Já o comercial da agência conta com Débora Aquino, diretora da Guará, e Clarissa Barros, que trabalha na empresa há pouco mais de um ano, e trouxe como bagagem trabalhos que executou em agências de publicidade nas áreas de Mídia, Planejamento e Executiva de Contas. 

WeShape ganhou  dois ouros no Colunistas Design Brasil 2010 – O escritório WeShape Connection Design acaba de receber duas medalhas de ouro no 2º Prêmio Colunistas Design Brasil 2010, um dos mais importantes da área no país. Os prêmios foram para os projetos “Pontas de Gôndola e Rack Antarctica Sub Zero”, na categoria Peça ou Conjunto de Peças de Merchandising de Produto, e “Nike Air – 22 Anos de Inovação”, em Decoração de Loja e Vitrine. O projeto “Pontas de Gôndola e Rack Antarctica Sub Zero” foi desenvolvido com direção de criação de José Junior, direção de arte de  Gleds WD, atendimento de Ricardo Coelho e aprovação de Mariana Miné. “Nike Air – 22 de Inovação” é um projeto para a Nike Brasil, com direção de criação de Rodrigo Lino e José Junior, direção de arte de Marcelo Faria Bacellar, Leonardo Burigo, João Steinamann, Renata Mori Branco, Pedro Dier e Felipe Moreira; produção gráfica de Fausto Meira, atendimento de Flávia Simas e Thaís Picelli e aprovação de Carolina Cutolo.

Ibope tenta definir  quem é a classe C – Matéria publicada no jornal  PropMark desta semana, traz uma discussão levantada pelo Ibope para definir quem é esta classe C que está em franca ascensão no Brasil e qual este potencial de consumo. Confira abaixo:

Muito se discute na mídia sobre a ascensão da classe C e até usa-se como sinônimo dessa categoria social a expressão nova classe média brasileira. Mas, afinal, será que é correto fazer essa relação? Este foi o tema abordado na palestra ministrada por Nelsom Marangoni, vice-presidente de desenvolvimento de negócios estratégicos do Grupo Ibope, na Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa), em São Paulo, na semana passada. Durante o encontro, Marangoni abordou os conceitos usados na mídia – muitos deles preconceituosos – para se designar a classe C tais como: classe média, classe trabalhadora, popular, média baixa e baixa renda.

O especialista também mostrou as maneiras de se definir uma classe social e explicou que no Brasil se utiliza a posse de bens para isso. “Aqui se usa a renda para definir o potencial de consumo denominado Critério Brasil”, disse. Dividido em cinco classes – A, B, C, D e E –, recentemente houve uma subsegmentação para determinar com mais precisão as diferenças sociais: A1 e A2; B1 e B2; C1 e C2. “A classe média é a que fica entre as classes alta e baixa, é a média entre as rendas de uma família em geral no País”, falou.

O especialista exibiu o levantamento feito pela FGV (Fundação Getulio Vargas) em 2008 no qual as classes A/B representam 10% da população brasileira, a classe C 49%, D 24% e E 16%. Já o Critério Brasil apresentou porcentagens bem diferentes da FGV, em levantamento realizado no mesmo ano. Os dados foram: A/B 32%; C 48%; D 18%; E 2%. Em relação à divisão por faixa salarial, a FGV fez a seguinte divisão baseada no salário mínimo, que em 2008 era de R$ 415: as classes A/B com renda superior a R$ 4.807; classe C entre R$ 1.115 e R$ 4.807; D entre R$ 768 e R$ 1.115; e E com renda até R$ 768. Já o Critério Brasil fez uma classificação totalmente distinta: classes A/B com renda superior a R$ 2.327; classe C com ganhos entre R$ 933 e R$ 1.391; classe D R$ 618; e classe E R$ 403. “Os dados são completamente diferentes. Aqui não estamos falando da mesma coisa”, observou Marangoni.

“A classe média que a mídia fala inclui a classe B2. Por isso, essa confusão no marketing das empresas. Mas não podemos negar que houve mobilidade social da classe C”, acrescentou.

Marangoni chamou a atenção para o fato de que essa mobilidade social da classe C não é um fato novo. Segundo o estudioso, isso ocorre há algum tempo. “A mobilidade que acontece não é de hoje, não é recente. E acontece no mundo todo, como na China, Índia, Rússia e até no Irã. Não é uma coisa exclusiva do Brasil”, comentou.

Inchaço

Outro fato que acaba sendo esquecido pela mídia é o aumento da população ao longo dos anos. Em 2000, de acordo com os dados apresentados por Marangoni, o Brasil tinha 60 milhões de pessoas na classe C. Este número subiu para 91 milhões em 2008, o que implica num inchaço dessa classe social.

Para 2014, o esperado ano da Copa do Mundo no Brasil, a projeção que se faz é de que o País seja o quinto maior mercado consumidor mundial. “Desde 1994 foram plantadas as sementes para o aumento de consumo no Brasil, como o fim da inflação, a diminuição das taxas de juros e o alongamento dos prazos. Tudo isso é um cenário favorável ao consumo”, falou Marangoni. E o aumento do volume de créditos e a facilidade em sua obtenção foram variáveis relevantes. “Foi o grande motor para o consumo da classe C”, justificou o especialista. Porém, o Brasil ainda apresenta problemas. “Não vamos nos iludir. O Brasil ainda está muito longe dos demais países”, opinou Marangoni, referindo-se ao crescimento de crédito em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos (187%), China (123%) e Índia (78%). “O consumo hoje no Brasil é igual ao dos Estados Unidos na década de 50”, concluiu.

por Maria Fernanda Malozzi

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