Folha Business e Apx Investimentos reuniu autoridades e empresários

Folha Business e Apx Investimentos reuniu autoridades e empresários

O evento, que movimentou o ramo político e econômico na capital do estado, contou com a presença de Tarcísio Freitas, ministro da infraestrutura. O encontro aconteceu na manhã da última quinta-feira, 05 de março, promovido pela APX Investimentos, o Folha Business e a coluna Mundo Business, reuniu políticos, empresários e investidores no Cinemark do Shopping Vitória, na capital. O tema principal girou em torno das perspectivas econômicas do estado e do país em 2020, além disso, outros assuntos importantes para o futuro econômico foram colocados em pauta.

Objetivo de preparar o capixaba para investir 

A abertura ficou por conta de Fernando Cinelli, presidente do conselho de administração da Apex Partners, que falou sobre a importância do evento para o ramo de investimentos no estado. “Nós buscamos novas descobertas, queremos preparar o capixaba para investir. Tudo isso com bastante conteúdo e conhecimento, para que sejam investimentos rentáveis e prósperos”, ressaltou o presidente. Estiveram presentes também, Henrique Bredda, co-fundador da gestora Alaska Black, e Rafael Mazzer, sócio do BTG Pactual, que promoveram uma discussão sobre a cultura de investimento do brasileiro. “A quantidade de brasileiros que aplica seu dinheiro na bolsa ainda é baixa. Temos pouco mais de 1% dos brasileiros investindo, contra 52% dos norte-americanos”, enfatizou Bredda.

 

Ministro Tarcísio e Deputado Rigoni em mesa redonda

O momento mais aguardado do encontro foi o bate-papo entre o deputado federal Felipe Rigoni e o ministro da infraestrutura Tarcísio Freitas, mediado por Léo de Castro, presidente da Findes. Dentre diversos anúncios feitos, o ministro destacou o leilão de 22 aeroportos da Infraero no país, investimentos nos aeroportos de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim ainda neste ano, além da concessão da BR 262 e a desestatização do Porto de Vitória, em 2021. “A estrutura do país vai renascer! Vamos plantar sementes”, declarou o ministro.

Debates sobre as perspectivas econômicas do Brasil em 2020 

Além dos assuntos debatidos, um dos pontos principais é promover a interação, qualificação e troca de experiências. De acordo com Fernando Cinelli, o evento é uma oportunidade de aproximar o governo, empresários e investidores capixabas. “Este é o primeiro de quatro encontros que acontecerão este ano. Nele serão abordados temas de extrema relevância, com grandes nomes. É voltado para convidados, mas seus efeitos serão benéficos para o futuro do estado. Uma ocasião para colocar em pauta o potencial do Espírito Santo e sua contribuição para a economia do país”, destaca.

Governador anuncia o edital de licitação da ampliação da terceira ponte 

Para encerrar, o governador Renato Casagrande, salientou as diversas qualidades e desafios enfrentados pelo estado, além de anunciar a publicação do edital de licitação de ampliação da Terceira Ponte. “O Espírito Santo recebeu nota ‘A’ em gestão fiscal. Somos o único estado a contar com um fundo soberano para investimento” comentou.


ArcelorMittal Tubarão adere aos princípios de empoderamento feminino da ONU Mulheres

Integrada à semana de comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a ArcelorMittal Tubarão aderiu aos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres durante cerimônia realizada na sede da ArcelorMittal, em Belo Horizonte, hoje, dia 04, e transmitida para todas as unidades de negócios no país. A partir da assinatura do termo, a empresa assume o compromisso de seguir os sete princípios de empoderamento feminino: estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero no mais alto nível; tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho; garantir saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens na empresa; promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento; promover igualdade de gênero por meio do ativismo social e documentar e publicar progressos da empresa nesta área.

Programa de Diversidade & Inclusão

A iniciativa é um dos desdobramentos do Programa de Diversidade & Inclusão da ArcelorMittal Brasil, lançado em julho do ano passado. O programa definiu planos de ação e indicadores para quatro dimensões da diversidade – equidade de gênero, diversidade racial, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTI+. Todas as lideranças da empresa passaram por treinamento sobre viés inconsciente e estão mobilizadas para transformar a ArcelorMittal Brasil e todas as suas unidades em empresas mais diversas e inclusivas.

A ONU Mulheres 

Criada em 2010 pela Assembleia Geral da ONU, a entidade atua visando acelerar o progresso e o atendimento das demandas das mulheres e meninas em todo o mundo. A ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres – está em pleno funcionamento desde 1º de janeiro de 2011. A agência tem como funções principais apoiar os organismos intergovernamentais como a Comissão sobre o Status da Mulher na formulação de políticas, padrões e normas globais e ajudar a ONU a ser responsável pelos seus próprios compromissos sobre a igualdade de gênero.

Banestes reúne toda equipe para encontro anual com metas e desafios para 2020 

No sábado, dia 7 de março, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) promoveu, no hotel Sesc Praia Formosa, em Aracruz, o seu encontro anual com uma novidade. Este ano, o evento não foi limitado às lideranças do grupo. Desta vez, toda a equipe de funcionários do Banestes esteve presente, totalizando um público de cerca de duas mil pessoas. O governador do Estado, Renato Casagrande, também esteve presente fez o discurso final do evento.


Encontro de Gigantes 

O evento intitulado “Encontro de Gigantes” teve como tema central neste ano a expressão “Juntos e Conectados”, em representação às estratégias adotadas pelo banco de investimentos em tecnologia e de proximidade entre as equipes e clientes. Além da comemoração dos resultados alcançados pelo Banestes em 2019, foram apresentados os desafios e metas para 2020. O Encontro de Gigantes reuniu todos os membros da diretoria do Sistema Financeiro Banestes (SFB), que inclui as empresas Banestes Seguros, Banestes DTVM e Banestes Corretora.

Banestes se torna a cada ano um banco maior, melhor e mais presente para o capixaba 

Em sua fala, o chefe do Executivo Estadual ressaltou que o Banestes é um patrimônio do povo capixaba e um instrumento para o desenvolvimento do Espírito Santo. “O banco é submetido a desafios há muito tempo. Sempre ouvi que o Banestes não iria resistir, mas tenho visto que estamos resistindo. Só que o Banestes se torna a cada ano um banco maior, melhor e mais presente, identificado com o capixaba. Nós estamos mudando e as pessoas estão exigindo. O Amarildo [Casagrande] é um presidente agregador, com expertise na formação e agregação de equipe e de valores”, afirmou. Renato Casagrande prosseguiu: “Não é essencial ter um banco, mas temos um ativo que precisa ser muito bem gerenciado para dar resultados ao Governo. Esse ativo dá resultados, como, por exemplo, o Cartão Reconstrução para os atingidos pelas chuvas”.


Juntos e Conectados 

Na abertura do evento, o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, reforçou o significa do lema “Juntos e Conectados” e as expectativas para este ano. “Finalizamos 2019 comemorando mais um resultado recorde obtido pela equipe Banestes. Esse resultado apenas foi possível devido à dedicação, empenho e pelo olhar inovador que áreas estratégicas do Banco passaram a adotar. É importante ressignificarmos alguns padrões para que possamos manter a sustentabilidade financeira do Banestes. Fazemos parte de um mercado altamente competitivo. Por isso, estabilidade é um atributo que nunca pode nos definir. Precisamos inovar na forma de nos relacionarmos com nossos clientes e apresentar soluções tecnológicas que tornem ainda mais prática a rotina dos processos bancários. Nosso desafio para 2020 é grande, mas, juntos, podemos alcançar um novo resultado recorde e apresentarmos para o mercado novas soluções inovadoras”, disse.

Na programação do Encontro de Gigantes 

teve apresentações da diretoria sobre os projetos futuros do banco, premiações aos gerentes que obtiveram resultados de destaque em 2019 e duas palestras: a primeira conduzida pelo Doutor em Comunicação e consultor, Prof. Dado Schneider, autor do best-seller “O mundo mudou… Bem na minha vez”; e a segunda conduzida pela ativista e empreendedora social, Priscila Gama. Além disso, o evento contou com uma apresentação emocionante do grupo capixaba Coral Serenata, que participou da música da campanha de final do ano do Banestes, em 2019, que teve como mote do slogan da marca: Crescemos Juntos.


Capacitação de empregados voluntários na ArcelorMittal Tubarão 

Mais de 400 empregados da ArcelorMittal Tubarão, todos integrantes do Programa de Voluntariado da empresa, participaram dia 04 de março, de um workshop que teve como objetivos profissionalizar e preparar o grupo para atuarem em hospitais, asilos, casas lares e outras entidades de assistência social. Durante o evento, a Assistente Social do HIMABA (Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernadino Alves) e Santa Casa de Misericórdia, Chystine Pereira Viana, que é referência em atuação voluntária junto a Capelania em hospitais, falou sobre sua experiência de trabalho.

2020 – 03 – 04 – ES – Serra – Capacitacao de voluntarios da ArcelorMittal Tubarao – Foto: Mosaico Imagem

Programa de Voluntariado da ArcelorMittal Tubarão

Criado para integrar o público interno da empresa com as ações sociais desenvolvidas nas comunidades locais, o Programa promove capacitações para que os voluntários possam desenvolver projetos que contribuam para a sustentabilidade destas iniciativas sociais. Em 2019, o Programa de Voluntariado da ArcelorMittal Tubarão dobrou o número de empregados participantes, passando de 100 para 200 voluntários que atuaram em 33 ações, beneficiando 32.118 pessoas.

Novas regras de conversão de gastos em moeda estrangeira para Cartões Banestes Visa

Quem usa o cartão de crédito no exterior vai poder calcular com mais precisão o custo das compras internacionais. A partir de agora, os clientes Banestes que fizerem compras e saques internacionais terão os valores convertidos para reais com base na cotação do dólar do dia em que foi feita a transação – e não mais a do dia do vencimento da fatura. A nova regra foi fixada por meio da Circular 3918 do Banco Central, que entrou em vigor em 1º de março deste ano. As faturas dos cartões Banestes Visa que fecharem a partir dessa data se enquadram na nova regra de conversão.

Compras e saques internacionais terão os valores convertidos para reais com base na cotação do dólar do dia em que foi feita a transação 

O valor gasto em qualquer moeda estrangeira será convertido para reais com base na cotação do dólar do dia em que foi realizada a compra e/ou o saque. As informações relativas à moeda de origem (Dólar, Euro, Libra, Peso, etc) e a cotação do dólar do dia também serão exibidas no detalhamento da transação. A fatura vai discriminar cada gasto e a data, identificar a moeda estrangeira e o valor na referida moeda, o valor equivalente em dólar na data do gasto, a taxa de conversão do dólar para reais na data da compra e o valor em reais a ser pago pelo cliente.

Mulheres capixabas assumem profissões “dominadas” por homens 

É inegável que, ao longo das últimas décadas, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, no entanto, agora, não tão distante da linha de chegada como antes. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, as mulheres respondem por 43,8% dos 93 milhões de brasileiros ocupados. Na população acima de 14 anos, por exemplo, a proporção é diferente: 89,4 milhões (52,4%) são mulheres, enquanto 81,1 milhões (47,6%) são homens. Mulheres capixabas têm quebrado barreiras e assumem posições que desafiam tabus da sociedade ao ocuparem funções que, por muitos ainda são vistas como “trabalho de homem”.

 

Luzia da Silva contraria as estatísticas

Luzia da Silva, 38 anos, é um exemplo de sucesso. Comanda uma equipe majoritariamente masculina e é responsável por realizar manutenções em infraestruturas prediais. Entre suas funções estão: a liderança de pedreiros e motoristas, além de práticas de marcenaria e instalação de estruturas metálicas.  Líder direta de aproximadamente 20 homens, Luzia relata que sofreu alguns preconceitos no início de sua carreira. “Para ganhar meu espaço e ser respeitada, tive que mostrar a minha capacidade e provar que era habilitada para exercer o cargo. Não foi fácil, no entanto, sou apaixonada pelo o que faço!” Ainda de acordo com Luzia, a experiência no mercado de trabalho a inspirou a ir além e encontrou no curso de Engenharia Civil o caminho para se qualificar ainda mais. “Gostaria de dizer para as mulheres que tenham coragem, imponham-se e nunca desistam, pois a presença masculina pode ainda ser maior, mas podemos mostrar todo nosso talento da mesma maneira. Hoje, tenho a oportunidade de trabalhar na Marca Ambiental, em uma posição em que no mercado a maioria que assume é formada por homens – e me sinto realizada e respeitada profissionalmente por toda a minha equipe”, aponta.

Supervisionando obras

Flávia Pereira, 39 anos, é supervisora de obra e conta que no início da sua atuação profissional, as construções civis não possuíam banheiro feminino, apenas masculino. “Isso é a prova clara de que não era esperado uma mulher trabalhando em uma obra”, completa. A profissional relata ainda que ouviu diversas vezes frases como ‘obra não é lugar para mulher’. “É um desafio constante, mas tenho muito orgulho do espaço que já conquistei e sei que possuo capacidade para conquistar ainda mais”, finaliza.

 

Jogo de cintura para lidar com comentários e atitudes machistas 

A técnica em segurança do trabalho, Raphaella Leitão, 41, tem um relato parecido e compartilha que no início da sua atuação profissional, no ramo da construção civil, já lhe ocorreu durante o trabalho de solicitar um equipamento e o engenheiro responsável não acatar seu pedido e a menosprezá-la simplesmente pelo fato de ser mulher. “É preciso ter jogo de cintura para lidar com comentários e atitudes machistas. O importante é que sei que estou no caminho certo. Esse é meu trabalho, tenho muito orgulho dele e de onde cheguei”, conta. A profissional completa que apesar das dificuldades, em toda sua trajetória no mercado de trabalho, nunca ficou sem atuar. “Isso é  motivo de orgulho, pois sei que estou no caminho certo, tenho transformado pensamentos e atitudes ao longo da minha caminhada profissional. Esse é o meu trabalho!”, finaliza.

 

Boticário convoca grafiteiros de diversas regiões do país para o lançamento do novo Quasar

Nove grafiteiros brasileiros, um lançamento simultâneo, 16 obras espalhadas pelo Brasil – este é o cenário que O Boticário criou para anunciar a chegada de Quasar Graffiti. A nova fragrância do Boticário traz o contraste e a energia pulsante das manifestações urbanas em um exclusivo Acorde Stencil, que combina notas amadeiradas, especiarias e a explosão do frescor da menta. Para traduzir em cores e traços toda essa potência, o Boticário convocou nove grafiteiros de diferentes regiões do Brasil: Tito Ferrara, em São Paulo, Rafa Mon, no Rio de Janeiro, Eder Muniz, em Salvador, Teo Armando, no Recife, Rimon Guimarães, em Curitiba, Camila Siren, em Brasília, Almeida Luz, em Fortaleza, Thiago Alvim, em Belo Horizonte e Kelvin Koubik, em Porto Alegre.


Obras gigantes que fazem referência ao frasco da fragrância

O desafio: sob o tema “Coragem”, os artistas emprestaram sua arte, usando elementos locais, em obras gigantes que fazem referência ao frasco da fragrância e ficarão expostas por três semanas em lojas de diversos locais: SP – Aeroporto Congonhas, Aeroporto Guarulhos, Shopping Pátio Paulista, Shopping Villa Lobos, Shopping Morumbi e Shopping Vila Olímpia; RJ – Shopping Leblon, Shopping Rio Sul e a loja da Rua Visconde de Pirajá; Salvador – Shopping Barra; Recife – Shopping Rio Mar; Curitiba – Aeroporto Afonso Pena; Brasília – Parkshop Brasília; Fortaleza – Shopping RioMar Fortaleza; Belo Horizonte – Shopping Pátio Savassi; Porto Alegre – Shopping Iguatemi.

“Deixe a coragem criar você” 

As ações de lançamento incluiu também uma campanha de TV, criada pela AlmapBBDO. A campanha segue o conceito “Expresse sua coragem” e volta-se ao universo da arte urbana, cujas intervenções exigem coragem de quem as produz, ao mesmo tempo que são elas próprias responsáveis por formar e construir artistas e criadores. O filme da campanha ainda mostra como a expressão por meio do grafite está e esteve presente nos anseios e momentos de coragem de diferentes episódios e contextos marcantes da história. E afirma: “Deixe a coragem criar você”. O lançamento, com fórmula vegana, já chegou às lojas, no e-commerce e com revendedores da marca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *