Páscoa para cachorros: ovo, só sem chocolate!

Ovos de páscoa para cachorros
Ovos de páscoa para cachorros

É chegada aquela época do ano em que o chocolate passa a invadir (ainda mais) as prateleiras dos supermercados, e a gente começa a considerar se render a um ovo de páscoa, mesmo quebrando um pouco a dieta. Tudo bem! Mas não vale estender o clima de páscoa e o coração mole para o olhar pedinte dos seus pets em volta do seu chocolate.

Negar a guloseima para seu cão ou gato não é maldade sua: pelo contrário, é determinante para manter o bem-estar do seu melhor amigo, já que o chocolate está na lista dos alimentos mais tóxicos para os animais de estimação. O motivo está relacionado ao fato de o fígado dos cães e gatos não metabolizar a teobromina, substância presente no chocolate e relacionada com a quantidade de cacau. Ou seja, os chocolates amargos e mais escuros, com maior percentual de cacau, são ainda mais tóxicos, por possuírem mais teobromina. Mas o chocolate ao leite e o chocolate branco também não escapam da lista de inimigos da saúde dos pets.

Os efeitos da ingestão dos chocolates geram uma série de desconfortos. “Como a teobromina age intensamente no organismo, pode ocorrer aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. A gravidade do quadro varia de acordo com a quantidade ingerida”, explica a médica veterinária Keila Regina de Godoy, da PremieR Pet.

Mas se a páscoa é tradição na sua família e você não quer deixar os pets de fora, há soluções! A Confeitaria Animal, de Vitória (ES), preparou uma receita de ovo de páscoa especialmente para eles. O segredo está na substituição do chocolate pela alfarroba, produto derivado da vagem que imita o chocolate, porém sem afetar a saúde dos pets. A alfarrobeira é uma árvore nativa do Mediterrâneo, e seu fruto é uma vagem que, torrada e moída, torna-se a alfarroba em pó.  A iguaria é rica em fibras, contém cálcio e ferro e, para melhorar, não contém glúten, lactose, conservantes ou corantes, protegendo os bichinhos de alergias, intolerância ou alguma alteração na saúde causada pela alimentação. Para completar a receita, utiliza-se também pasta de amendoim natural e cookies artesanais de brinde. Cada unidade com 132g custa R$20,00.

0304-Pascoa-2

Viu? Já está garantida a páscoa para os pets! 🐰

2 Respostas para “Páscoa para cachorros: ovo, só sem chocolate!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *