Como lidar com as bolas de pelos em gatos

Gatos se destacam no mundo dos pets pelo seu nível de limpeza. São bichinhos extremamente asseados, que se incomodam com sujeiras e dedicam horas de seus dias para fazer a própria higiene. E você já deve saber como, já que sempre os vemos fazendo isto: com muitas lambidas pelo corpo. A língua dos gatos é coberta de pequenas saliências pontudas chamadas papilas, que dão aquele aspecto áspero característico. São justamente as papilas que atuam na remoção das sujeiras e pelos soltos nos rituais de higienização. Esse comportamento natural faz com que eles acabem ingerindo pelos, que depois de engolidos formam as “bolas de pelo”, como são conhecidas.

As bolas de pelo na verdade têm aspecto de rolinhos, que devem ser expelidos através do vômito, já que não serão digeridas. Quando isso não acontece, há risco de obstrução intestinal e até uma possível necessidade de intervenção cirúrgica. Portanto, primeiro é preciso considerar que essas expulsões eventuais estão dentro da normalidade e não há motivo inicial para preocupação. O importante é estar atento a sintomas que podem indicar o acúmulo de bolas de pelo no aparelho digestivo sem que o gatinho consiga expelir.

Algumas alterações que podem estar relacionadas a problemas com as bolas de pelo são vômitos excessivos (não somente de bolas de pelo), perda de peso, prisão de ventre ou diarreia, fraqueza e apatia. Além disso, há doenças, distúrbios de comportamento e neurológicos que podem levar ao aumento dos vômitos, com o maior acúmulo de tricobezoares (nome dado às bolas de pelo no sistema digestivo). A qualquer sinal de algum desses sintomas, o veterinário deve ser procurado para exames e definição do tratamento.

Embora o processo seja considerado natural, há meios para manter tudo dentro da normalidade e prevenir problemas. Um dos principais é tornar um hábito diário para os gatinhos a escovação dos pelos, que pode ser feita com escovas especiais para este fim. Especialmente nas épocas de troca de pelo, a escovação será uma mão na roda! Além disso, a nutrição também cumpre um papel importante – há alimentos para os gatos desenvolvidos para manter a boa saúde dos pelos, evitando a queda, e também com a quantidade de fibra ideal para o bom funcionamento do organismo. Pesquise também sobre as “graminhas” para gato, que podem ser uma boa solução no controle das bolas de pelos.

03-Bola-de-pelo-2

Cuide bem da sua bolinha fofa de pelos (não confunda: dessa vez é o gatinho 😋)!

Um comentário em “Como lidar com as bolas de pelos em gatos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *