Saiba como é ter uma tartaruga como pet

tartaruga como pet

Muitas vezes, na hora de escolher um animal de estimação para casa, as famílias esquecem de considerar algumas opções não tão comuns, mas altamente viáveis e indicadas para alguns estilos de vida. Para quem vive em espaços pequenos ou não possui muito tempo para dedicar a um pet, as tartarugas podem ser uma boa escolha!

Comportadas e relativamente independentes, as tartarugas dão pouco trabalho e têm como característica a longevidade – portanto, escolher uma tartaruga é saber que ela ficará por perto por muitos anos. O animal deve ser vendido somente com autorização do IBAMA, e há dois tipos criados para comercialização: a tartaruga Tigre D´Água, conhecida comumente como cágado, e o jabuti.

As diferenças entre elas estão relacionadas a alguns fatores, além da aparência. Enquanto os cágados vivem de 30 a 60 anos, em média, os jabutis podem chegar a 80 anos. Além disso, há diferenciação dos habitats, já que os cágados são considerados aquáticos e os jabutis, terrestres.

Por isso, para ambos os casos, será necessário montar um espaço adequado para sua vivência. As tartarugas tigre d’água devem viver num aquário que contenha uma base para que fiquem fora da água – o espaço em área seca será usado para tomar sol (muito importante para metabolizar a vitamina D, fixar o cálcio e prevenir o aparecimento de fungos) e se alimentar, e é importante também pensar num local para ser usado como refúgio. A temperatura indicada da água é de 28°C. Já os jabutis precisarão de água aproximadamente até os 2 anos de idade, para hidratação e para defecar. Em seguida, poderão viver em uma área terrestre com um gramado e pedras, que pode ser delimitado com um cercado, contendo também uma casinha para proteção do sol.

Com relação à alimentação, o dono deve se preocupar em formular uma dieta balanceada em vitaminas e proteínas, já que há doenças como o raquitismo (uma doença que deixa o casco dos animais mole) diretamente relacionadas à deficiência de proteínas. A dieta deve conter ração, frutas e vegetais como cenouras, maçãs, mamão, feijão verde e espinafre. Além disso,  um complemento indicado é a ingestão de tenébrios (uma espécie de inseto) vivos ou desidratados, que possuem alto teor de proteína, ácidos graxos e minerais de alta digestibilidade. Como esclarece o engenheiro agrônomo da Safari Insetos, Eduardo Matos, “Nutritivamente, os insetos substituem a ração. Mas a dieta do pet não pode ser substituída apenas por insetos; deve-se usá-los como um complemento para o animal”, explica Matos.

tartaruga como pet

Se interessou? Lembre-se que o primeiro passo é pesquisar bastante e, em seguida, procurar um local devidamente legalizado para a compra do animal. O acompanhamento veterinário durante toda a vida também será essencial! 🐢

Com informações da Safari Insetos

3 Respostas para “Saiba como é ter uma tartaruga como pet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *