Meu gato não está bebendo água! O que fazer?

meu gato não está bebendo água

Você já ouviu dizer que gatos são animais propensos ao desenvolvimento de problemas relacionados ao trato urinário ou renais em geral? Essa realidade tem tudo a ver com a alimentação e o consumo de água do bichano, já que enquanto a dieta pode ajudar no equilíbrio do pH urinário, a água também desempenha inúmeras funções relacionadas ao metabolismo do pet. Porém, nem sempre é tão fácil incentivar sua ingestão: são muito comuns os relatos de tutores que identificam nos gatinhos o desinteresse em bebê-la com frequência. É importante observar e tentar diferentes formas de manter o consumo de água num nível adequado. Veja algumas dicas!

Localização do pote

Aquela lógica de que deixar a água perto da comida fará o animal se lembrar de bebê-la no momento em que for se alimentar não funciona tanto no caso dos gatinhos. Em geral, é comum que eles – sempre exigentes – se sintam incomodados com a interferência de odores do alimento na água (inclusive, o mesmo vale para os odores da caixinha de areia), numa relação com os instintos selvagens dos gatos, que na natureza associam o cheiro de animal morto ou de fezes à possível contaminação da água. Por isso, a escolha do local em que pote de água ficará deve ser estratégica, distante das informações que farão o bichinho se desinteressar.

Há outros tipos de interferência que poderão incomodar também, como a proximidade com janelas em que o sol bata diretamente na vasilha (deixando a água quente) ou mesmo que possam trazer sujeiras para dentro do potinho, além de locais muito movimentados da casa.

A “ciência” da vasilha

Ao sinal de desinteresse do animal pelos momentos de hidratação, é bom também dedicar um tempo para pensar se o problema não pode estar no potinho em que a água é oferecida. Primeiro, considere que o gatinho não gosta muito de molhar os bigodes ou encostá-los na beirada da tigela, portanto o tamanho do recipiente pode ser determinante – que tal tentar um potinho maior? Além disso, apesar de serem os mais comuns, os potes de plástico tendem a acumular mais cheiros e até bactérias que os de inox, cerâmica ou vidro.

Frequência da troca

A lógica aqui é bem simples: quanto mais fresca a água, mais interessante para o bichano. Como há o costume de não beber grandes volumes de uma vez, aquela água que fica parada pode ser o motivo para ele não estar comparecendo até o potinho. Experimente trocar com mais frequência.

Que tal tornar o momento mais interessante?

A vasilha está ali, cheia, mas é só abrir uma torneira que o gatinho vem cheio de interesse. Já reparou? Pois bem, o gosto pela água corrente é comum nos felinos e, pensando nisso, já foram desenvolvidos até produtos específicos para unir a necessidade de hidratação com a diversão deles pelas fontes de água. Pode ser uma boa opção para incentivar o consumo e ainda distrai-lo. Pesquise no mercado as variedades disponíveis!

fonte para gato 2
Bebedouro automático nas Lojas Americanas
fonte para gato
Fonte bebedouro da Petlove

Incentivo constante
Quem nunca deixou de beber água por preguiça de ir até a cozinha encher um copo? Para evitar que o bichano deixe de beber água por não se locomover até a vasilha, pode ser uma boa pedida espalhar mais de um local para a hidratação. Se a água estiver sempre perto, há um incentivo a mais para que ele vá até lá.
O importante é estar atento de todas as formas possíveis para evitar a desidratação, relacionada a vários problemas de saúde que queremos evitar no animalzinho. 🐱

2 Respostas para “Meu gato não está bebendo água! O que fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *