Seu pet tem manchas próximas aos olhos? Saiba mais!

Epífora: Manchas próximas aos olhos

Já reparou que seu bichinho pode ter algumas manchas próximas aos olhos? Parece que ele constantemente está lacrimejando? Os sinais podem alertar para um problema conhecido como epífora, que requer cuidados.

Bem comum em animais pequenos e de pelos claros – principalmente em raças como poodle, maltês, shih tzu, pug e em gatos da raça persa -, a epífora é um problema presente nos canais lacrimais dos animais. Ela acontece por um extravasamento das lágrimas, geralmente decorrente da obstrução ou de canais muito estreitos.

A cor escura da pelugem próxima aos olhos é por conta da oxidação da região, constantemente úmida. A partir do problema, ainda é possível a proliferação de fungos e bactérias no local.

Por ser uma característica de fácil visualização, é importante que os tutores observem a condição. O diagnóstico deve ser feito por um profissional, que saberá também identificar as ramificações dessa doença e, dessa forma, determinar o melhor tratamento para o animal.

Como evitar

Manter a região seca pode ajudar a amenizar o problema. Limpar próximo aos olhos com soro fisiológico e secar com ajuda de uma gaze ou toalha pode melhorar o aspecto estético da pelugem do animal.

É importante lembrar que os olhos são órgãos sensíveis e de grande importância, podendo às vezes refletir sinais de algum problema sistêmico, o que torna a consulta primordial para a saúde do bichinho. Apenas um veterinário qualificado poderá informar se o problema é apenas estético ou não e assim orientar o tratamento adequado. Para prevenir, consulte um profissional periodicamente e fique atento às mudanças físicas e comportamentais do seu pet!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *