Cinco raças de cachorro mais famosas do Brasil

Cães Brasileiros

Assim como os brasileiros, algumas raças de cães nasceram de gerações de miscigenação. A maioria delas, inclusive, apesar de serem consideradas raças inteiramente legítimas do Brasil, são descendentes de outras raças que foram sendo introduzidas no país com a colonização e imigração.

Conheça as cinco raças de cães mais famosas, tanto nacional quanto internacionalmente de cães brasileiros!

Rastreador Brasileiro

A primeira raça a ser reconhecida pela federação cinológica internacional foi o rastreador brasileiro, em 1967. Porém, após uma epidemia de doença do carrapato em 1973 que matou 39 cães do mesmo planel, a raça veio a ser considerada extinta em 1974. Em meados dos anos 2000 surgiu um grupo de resgate ao rastreador brasileiro, que vem realizando o trabalho de catalogar, buscar informações e cruzamentos fortes e saudáveis,  tendo o objetivo de trazer a raça novamente para o reconhecimento.

Fila Brasileiro

O fila brasileiro foi reconhecido internacionalmente logo depois do rastreador, em 1968. Com a extinção do antecessor, o fila passou a ser a primeira raça originalmente brasileira reconhecida. Com a colonização do país, cães de trabalho foram trazidos de Portugal, Holanda e Espanha. É provável que a origem do Fila seja do Mastiffs Ingleses, dos Bloodhounds e dos buldogues. É um cachorro de porte grande à gigante, forte como seus antecedentes.

Terrier Brasileiro

Talvez o nome Terrier Brasileiro não seja tão conhecido como Fox Paulistinha, mas saiba que é a mesma raça! Reconhecido internacionalmente em 1995, sendo a terceira raça a ser reconhecida pela FCI. A origem do Terrier Brasileiro é desconhecida, sendo baseada em teorias. A mais aceita é a que tenham vindo de terriers de famílias da França e Inglaterra, que cruzaram com outras raças oriundas das fazendas brasileiras.

Ovelheiro Gaúcho

Como o nome já entrega, essa raça é originária do sul do Brasil, sendo uma provável mistura não planejada de cães que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1950. Com o objetivo de cuidar de rebanhos, o Ovelheiro Gaúcho tem características semelhantes aos Border Collie, Rough Collie e Pastor Alemão. Não é reconhecido pela Federação cinológica internacional, mas foi uma das raças oficializadas pela Confederação Brasileira de Cinofilia, que é filiada da FCI.

Dogue Brasileiro

O Dogue Brasileiro teve sua criação de maneira bem peculiar. O criador Pedro Ribeiro Dantas, possuía uma ninhada de bull terrier no Rio Grande do Sul, mas após a insistência de um vizinho, cruzou um dos animais com um boxer. Ao apreciar as características do cruzamento, esse foi repetido para ter certeza sobre a saúde e benefícios que os filhotes possuem, o que incentivou o criador a dar origem assim ao Dogue Brasileiro.   

Um comentário em “Cinco raças de cachorro mais famosas do Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *