AIDS FELINA !! VAMOS FAZER O TESTE NOS BICHANOS?

AIDS FELINA : VACINA, CUIDADOS, PREVENÇÃO ! 

 

Como fazer o seu gato usar a caixa de areia?

O nome assusta e tem que assustar mesmo, pois a AIDS FELINA é uma das doenças que mais mata gatinhos no mundo. Não tem cura, mas se descoberta logo é possível dar qualidade de vida para o seu animal.

Pensando nisso a veterinária Érica Baffa de Vila Velha, decidiu c apoiar a  campanha ‘MIOU, TESTOU’ . Ela e vários colegas veterinários estão incentivando donos de gatos a realizarem o teste que identifica a AIDS FELINA.  O objetivo principal da campanha ‘MIOU, TESTOU’ é incentivar, falar da doença e oferecer várias facilidades   para todos fazerem o teste. Basta você procurar o seu veterinário de confiança e perguntar da campanha.

A AIDS felina só pode ser diagnosticada com  exames de sangue, como o teste ELISA ou o PCR (do inglês “reação em cadeia da polimerase”), ambos realizados no Brasil. 

Gatos podem beber leite ou são intolerantes à lactose?

O QUE É AIDS FELINA ?

Ela é causada pelo (FIV, sigla americana para feline immunodeficiency vírus) . Que na verdade é  um  retrovírus que quando se manifesta   no gato  se parece muito com  a AIDS humana.

AIDS Felina é uma infecção que deixa o gato vulnerável e ele acaba sendo alvo das infecções oportunistas.  A AIDS Felina não tem cura e é transmitida de gato para gato. Não tem como um gato transmitir para um cachorro , para outros animais ou para o dono.

A veterinária Érica Baffa , se especializou em medicina veterinária felina e estuda muito sobre a Aids nesses animais. Um detalhe importante :  assim como no caso da AIDS humana um gato que contrai a AIDS felina pode passar anos sem manifestar nenhum sintoma . Por isso mesmo, doutora Érica reforça a importância do exame :

” Os gatos podem passar anos sem apresentar sintomas de modo que a doença só pode  ser detectada por exames de sangue, como o teste ELISA ou o PCR (do inglês “reação em cadeia da polimerase”

Preferência por gatos

QUAIS SÃO OS SINTOMAS ?

Os gatos doentes apresentam diarreia persistente, problemas respiratórios, febre, emagrecimento, anemia e infecções . Preste sempre atenção se existem feridas na boca do seu gato e se ele está sentindo dor na hora de comer. 

DICA DA DOUTORA ÉRICA!!

O  gato  transmite a AIDS felina para outro  gato   por mordidas ou arranhões .  Os gatos de rua são as principais vítimas,  por isso não deixe seu gato solto por aí . Gatos que convivem dentro de casa ou apartamento não correm muitos riscos.

MAIS SOBRE A VACINA !!

A prevenção  mesmo pode ser feita com a vacina da FIV , mas é claro que cuidados com a higiene do animal, alimentação saudável, castração e visitas ao médico veterinário reduzem as chances de contaminação em gatos domésticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *