GRAVIDEZ X GATOS X TOXOPLASMOSE

AS GRÁVIDAS PODEM TER GATOS ?

 

A importância da castração de gatos e cachorros

Infelizmente, muitas mulheres se desfazem seus gatos de estimação durante a gravidas e muitas vezes por recomendação médica.  Durante muito tempo se acreditou que  que a proximidade com felinos representa um alto risco de contaminação por Toxoplasmose.  A boa notícia é que pesquisas recentes mostram que a contaminação por convivência com os felinos é quase zero.

O que é toxoplasmose ?

Bolas de pelo: Como evitar a ingestão?

Ela á causada por um parasita  chamado Toxoplasma gondii e transmitida pelas fezes dos gatos. No caso das grávidas, se uma mulher for infectada pela primeira vez durante sua gestação, ela corre o risco de abortar ou de que o bebê nasça com problemas congênitos. Se ela já tiver entrado contato com o parasita no passado, esse risco quase não existe, pois o seu corpo desenvolve anticorpos.

Mas é muito importante destacar que o simples contato com o  pelo ou mesmo com suas fezes “frescas” não são suficientes para contrair a doença. A veterinária Érica Baffa deixa claro que a contaminação pelas fezes dos gatos só é possível depois de 3 dias depois que animal defecou:

” O parasita que causa a toxoplasmose só tem o poder de contaminação a partir do terceiro dia. Além disso , essa contaminação só acontece se a grávida por algum motivo colocar na boca algum objeto contaminado pelas fezes ”

  Outro dado importante é que apenas 1% da população felina participa da disseminação da toxoplasmose. 

Na verdade, eles  contraem o parasita quando caçam e se alimentam de outros animais infectados, como ratos e pássaros. Só que os ovos da toxoplasmose, chamados de oocistos só vão infectar uma pessoa ou outro animal depois que eles ficam expostos a uma temperatura acima de 36 graus por 3 dias. Aí os ovos são ”esporulados” e ficam prontos para contaminar. Mas isso só acontece se eles forem ingeridos.

Por exemplo, a  chance  se contrair toxoplasmose é maior comendo carne mal cozida do que tendo um gato em casa.

Formas de transmissão

adaptar a casa para gato

A   chance  se contrair toxoplasmose é maior comendo carne mal cozida do que tendo um gato em casa.

A  toxoplasmose ganhou o triste apelido de “Doença do Gato” mas isso é uma injustiça. As formas mais comuns de se pegar toxoplasmose são:

  • Comendo carne contaminada mal cozida;
  • Por ingestão acidental, ao usar utensílios que entraram em contato com carne crua e contaminada (se eles não forem bem lavados depois);
  • Por ingestão acidental, ao mexer com terra contaminada e não lavar as mãos depois (caso haja fezes de gato no local);
  • Bebendo água sem tratamento, contaminada pelo parasita.
  • Por ingestão acidental, ao entrar em contato com as fezes de um gato infectado pela primeira vez pela toxoplasmose. Se o gato já teve o parasita antes, o risco é mínimo.

Precauções na GRAVIDEZ

adaptar casa para gato
Móveis especiais da Ronron

Para as grávidas evitar a toxoplasmose é muito simples. Vejam aí as dicas da doutora Érica Baffa  :

  • Passe para outra pessoa a função de limpar a  caixa de areia. Se não tiver jeito, use luvas e um pazinha .  As mãos devem ser sempre lavadas em seguida;
  • Limpe a  caixa de areia  ao menos uma vez por dia. Os oocistos da toxoplasmose precisam ficar fora do corpo do gato por dois dias para que se tornem infectantes.
  • Se outra pessoa não puder limpar a caixa de areia, faça-o diariamente e utilize luvas. Lave as mãos imediatamente depois;
  • Cozinhe bem bem os alimentos, principalmente  carnes. Os oocistos morrem a temperaturas acima de 65ºC (cozinhar por 4 a 5 minutos);
  • Seus gatos devem ficar dentro de casa para diminuir as chances de contaminação, normalmente  eles contraem o parasita ao caçar e comer outros animais;
  • Não ofereça carne cura para seu gatinho. Dê somente ração ou ofereça alimentos bem cozidos;
  • Use luvas ao mexer no jardim, pois a terra pode estar com contaminada com oocistos;
  • Lavar  as  mãos  antes e comer, depois de cozinhar e quando fazer carinho no seu gato ou mexer no jardim.

E para encerrar , a especialista em medicina felina deixa o recado:

“Informação minha gente ! Se você está grávida não precisa abandonar ou doar seu gato. Para prevenir a toxoplasmose a melhor medida é a higiene. Assim você vai proteger seu bebê, sua família e seu pet também ”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *