DICA DO DIA (Nº 175): A ORAÇÃO

PAI-NOSSO. Para grafar corretamente o nome dessa oração, deve-se empregar o hífen (Exemplo: A oração do Pai-Nosso). No texto dela, retira-se o hífen. Veja-se este trecho: “Pai Nosso, que estais no céu (…)”. Que se atente ao uso da vírgula depois do termo “Nosso”.

AVE-MARIA. As informações acima valem também para a “oração da Ave-Maria”. Para nomear essa oração, deve-se usar hífen.  Já no corpo dela, exclui-se o hífen. Leia-se o seguinte fragmento: “Ave, Maria, cheia de graça (…)”. Que se observe a palavra “Maria” entre duas vírgulas.

PLURAL I. No plural, qual a flexão correta: Pais-Nossos ou Pai-Nossos? Nesse caso, não se erra, porque as duas formas são corretas. Existe ainda outra forma para registrar essa oração: Padre-Nosso. Nesse registro, o plural apresenta-se também de duas formas: Padres-Nossos e Padre-Nossos.

PLURAL II. E qual a forma correta de pluralizar a oração da “Ave-Maria”? Rezam-se “duas Ave-Marias” ou “duas Aves-Marias”? Nessa oração, o termo “Ave” quer dizer “salve” e nunca muda. Diante disso, o plural de “Ave-Maria” é “Ave-Marias”.

ENTRE/DENTRE. Leia-se este trecho da oração da Ave-Maria: “(…) bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre (…)”. Por que não se diz “bendita sois vós dentre as mulheres”? Somente se empregará o termo “dentre” quando ele corresponder à expressão “do meio de” (Atos 13:30: “(…) No entanto, Deus o ressuscitou dentre os/do meio dos  mortos.”)

Um comentário em “DICA DO DIA (Nº 175): A ORAÇÃO”

  1. Gostei demais da explanação. Fiquei em dúvida em relação à classificação do termo Ave, Maria, cheia de graça … seria vocativo? seria aposto?
    Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *