DICA DO DIA (Nº 252): A NUTRIÇÃO

SADIO/SAUDÁVEL. As palavras “sadio” e “saudável” fazem parte do mundo do nutricionista. E qual a diferença entre esses dois vocábulos? Aquele (sadio) tem a ver com “o que tem boa saúde” (Exemplo: Ao longo dos anos, Carlos tornou-se um homem sadio.); este (saudável) refere-se “ao que é bom para a saúde” (Exemplo: A água mineral é um líquido extremamente saudável.).

INGERIR. Não é fácil “engolir” a conjugação de certos verbos. Isso porque a flexão deles confunde alguns usuários da língua portuguesa. Como exemplo, cita-se o verbo “ingerir” (Exemplo: Eu ingiro 3 litros de água por dia.). Para evitar desvio da norma culta, basta conjugar “ingerir” como se conjuga “ferir”: ingiro/firo, ingeria/feria, ingeri/feri, ingerirei/ferirei, ingeriria/feriria.

COMPLEMENTO/SUPLEMENTO. Para entender as palavras “complemento” e “suplemento”, que se pense numa partida de futebol de campo. O segundo tempo equivale à etapa complementar (= segunda parte); se houver necessidade de prorrogação, terá início a etapa suplementar (= adicional, extra). Diante disso, é possível compreender a expressão “suplemento alimentar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *