DICA DO DIA (Nº 287): A ECONOMIA

SUBSÍDIO. Qual a pronúncia correta: /subssídio/ ou /subzídio/? Antes de dar a resposta a essa dúvida tão comum, que se lembre da pronúncia da palavra “subsolo”: /subssolo/. Observe-se que não se registrou aqui /subzolo/. Diante disso, por uma questão de comparação e de lógica, que se fale /subssídio/, e não /subzídio/.

PREÇO. Respectivamente, as palavras “caro” e “barato” correspondem a “preço alto/elevado” e a “preço baixo”. Por causa disso, rejeitam-se as expressões “preço caro” e “preço barato”. Empregam-se “caro” e “barato” depois de palavras que indicam produto e serviço, por exemplo. Leiam-se estas frases: 1. Os preços baixos atraíram muitos clientes. 2. Produtos caros assustam clientes.

AO PAR. A expressão “ao par” significa “título ou moeda de valor idêntico”. Ela é exclusivamente comercial (Exemplo: O real e o dólar já estiveram ao par.). Já a expressão “a par” aparece em “a par de”, cujo sentido está voltado à ideia de “estar ciente” (Exemplo: Sempre distraído, João nunca está a par dos acontecimentos ligados à sua família.).

4 Respostas para “DICA DO DIA (Nº 287): A ECONOMIA

  1. Dicas atrás, fiz uma pergunta sobre caro/barato. Só não ficou explicado se fala no feminino:cara/barata, que significam outras coisas: (face/inseto). Por ex.: roupa cara/roupa barata. Ainda tenho dúvida!

    1. Nesse caso “caro” e “barato” são adjetivos e concordam com o substantivo que qualificam em número e gênero (exemplo: roupas caras, roupas baratas).

    2. Edmilson,

      Na “dica do dia”, as palavras “caro(s), cara(s)”, “barato(s), barata(s)” têm
      relação com “preço” (caro = preço alto / barato = preço baixo). Em outros contextos,
      os termos “cara” (face) e “barata” (inseto) assumem outros sentidos. Obrigado por sua mensagem!

      Prof. J. Jerry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *