DICA DO DIA (Nº 139): A ÁGUA

ININTERRUPTO/INTERMITENTE. As palavras “intermitente” e “ininterrupto” podem provocar confusão quanto ao emprego. Para entender melhor o sentido delas, que se lembre de chuva. Chuvas ininterruptas são chuvas “contínuas, que não apresentam interrupções” (Elas não param.). Já chuvas intermitentes são chuvas “não contínuas, que apresentam interrupções” (Elas param e voltam.).

BUEIRO. Como se vê, escreve-se “bueiro” (com “bu”, e não com “bo”) para nomear o “cano ou buraco para escoamento de águas”. “Bueiro” significa também “choradeira”. Com a sílaba final “ra”, o vocábulo “bueira” quer dizer “abertura no telhado das casas pobres para a saída da fumaça da cozinha”.

SALOBRO. O maior depósito (ou deserto) de sal a céu aberto do mundo está na América do Sul, especificamente na Bolívia. Trata-se do Salar de Uyuni (ou Salar de Tunupa). Diante de tanto sal, cita-se aqui a palavra “salobro”, a qual quer dizer “o que tem sabor de sal”. Por exemplo, é possível que se beba “água salobra”. Não existe a forma “salobo” (Erro: água saloba).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *