DICA DO DIA (Nº 146): O FOGO

ACENDER/ASCENDER. Com a sílaba inicial “a”, a palavra “acender” significa “atear fogo, fazer arder” (Exemplo: Pedro tentava acender uma fogueira no quintal de sua casa.). Com a inclusão da letra “s” nessa sílaba, forma-se o vocábulo “ascender”, o qual quer dizer “subir, elevar-se” (Exemplo: O príncipe ascendeu ao trono antes de sua maioridade.).

LABAREDA. Encontram-se muitos exemplos de pleonasmo (repetição desnecessária), como labareda de fogo (Isso porque labareda é uma “grande chama, língua de fogo”.). Raramente empregada, existe a forma variante “lavareda” (mesmo sentido e grafia diferente). Apesar de as grafias de “labareda” e “lavareda” estarem corretas, recomenda-se aqui a forma mais comum: labareda.

LANÇA-CHAMAS. Como se sabe, a palavra “lança-chamas” é um “aparelho para lançar, contra  o inimigo, jatos de combustível líquido inflamado”. No registro desse vocábulo, que se se escreva essa forma tanto na indicação de singular (o lança-chamas) quanto na indicação de plural (os lança-chamas). Não existe a forma “lança-chama”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *