DICA DO DIA (Nº 188): O FLAMENGO

LITERAL. Em jogos de futebol, é possível que torcedores, narradores e jornalistas digam, por exemplo que “o atacante do Flamengo esteja literalmente impedido”. O vocábulo “literal” quer dizer “com as mesmas letras” (Exemplo: Houve transcrição literal dos versos.). Por esse motivo, no exemplo, no lugar de “literalmente”, recomenda-se o uso de “realmente” e “verdadeiramente”.

TOTALMENTE. Antes da pandemia, diziam que “o estádio estava totalmente lotado com torcedores do Flamengo”. Na verdade, espera-se que não se diga mais isso. Explica-se: Não há “estádio totalmente lotado”. O vocábulo “lotado” dispensa a palavra “totalmente”. Veja-se a frase corrigida: O estádio estava lotado com torcedores do Flamengo.

CONTINUIDADE/CONTINUAÇÃO. A palavra “continuidade” significa “propriedade física da superfície dos corpos” (Exemplos: continuidade do campo de futebol e continuidade da quadra). Já o vocábulo “continuação” tem o sentido de “prosseguimento” (Exemplo: Ansiosos, os torcedores do Flamengo aguardavam a continuação do jogo.).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *