Vencedora acredita na força da determinação

Uma das vencedoras do ano passado na categoria Educacional, do Prêmio Ecologia 2015, a professora Verônica de Jesus Machado, sempre acreditou que a determinação tem uma importância fundamental na vida de qualquer pessoa. E foi exatamente essa determinação que ela usou como trampolim para fazer seus alunos acreditarem que é possível não só projetar uma ideia como também executá-la e fazer com que tenha êxito.

A unidade de ensino em que leciona não foge do retrato fiel de todas as escolas brasileiras da zona rural: pouca estrutura mas muita vontade por parte dos profissionais da educação.

E a Escola Família Agrícola de Belo Monte, em Mimoso do Sul, acompanha esse cenário. O que preenche o dia-a- dia de cada umsão as boas ideias. E foi exatamente uma dessas boas ideias – Preservando Nascentes, Resgatando Valores – que encheu de orgulho os alunos, professores, pais e a comunidade com a conquista do 1º lugar do Prêmio Ecologia 2015.

O trabalho idealizado e desenvolvimento pela professora Verônica junto aos alunos era bem simples, mas altamente importante: identificar e proteger as nascentes da região. Com pouca estrutura, mas muita vontade, caiu em campo para tornar a ideia uma realidade. Com a ajuda dos proprietários da região, o grupo conseguiu estacas, arames e pregos e passou a proteger as nascentes do gado. Para que não fossem pisoteadas. Também foi feito plantio de mudas de inhame, taioba no entorno das nascentes.

“É gratificante! Na região tem muitas nascentes. São 161. Uma pena que muitas delas já secaram. O que estamos fazendo é recuperar o que ainda resta. E em uma época como essa, em que estamos enfrentando uma das piores crises hídricas de nossa história, o trabalho que os alunos estão fazendo tem uma importância gigantesca”, explica a professora.

Verônica de Jesus já está se preparando para, mais uma vez, participar do Prêmio Ecologia. Ela, claro, não dá muitos detalhes sobre o projeto. Com muita insistência resolve revelar que o projeto tem a ver com reutilização da água: “Uma coisa é certa, temos de evitar o desperdício”.

Verônica de Jesus revela que está percorrendo as escolas da região para explicar a importância do Prêmio Ecologia 2016. É importante que todos conheçam detalhes e também a importância desse concurso”, declarou a professora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *