Prêmio Ecologia 2016 será entregue em solenidade no Palácio Anchieta

Os vencedores do Prêmio Ecologia 2016 serão conhecidos na próxima quarta-feira (14) durante uma solenidade no Palácio Anchieta. O evento, que terá início às 9 horas, contará com a presença de representantes do governo e diretores da Rede Vitória, e será comandado pelas apresentadoras do Fala Espírito Santo, Juliana Lyra, e do Fala Manhã, Andressa Missio, da TV Vitória.

A decisão para escolher os vencedores da edição 2016 do Prêmio Ecologia já está nas mãos do júri técnico. A votação popular para definir os melhores trabalhos terminou no último dia 20 de novembro. Confira quem são os cinco trabalhos finalistas em cada categoria!

O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), também conta com o apoio da Rede Vitória de Comunicação.

O principal objetivo é promover o reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado.

“Estamos vivendo mais um ano de seca e prela primeira vez a Grande Vitória passou por um período de racionamento de água. Nós, muitas vezes, não temos noção do cenário que estamos vivendo por conta dessa situação crítica. Por conta disso é muito importante trabalharmos projetos que ajudem a melhorar essa situação. O prêmio reforça esse momento, nos trazendo um alerta e incentivando ideias e projetos de consumo consciente”, afirmou Juliana Lyra.

Neste ano, o tema é “Crise Hídrica: ações e soluções”, que aborda um dos principais problemas enfrentado pelos brasileiros atualmente. Os trabalhos inscritos nas categorias “Desenho”, “Curta Ambiental” e “Fotografia” podem ser votados até o dia 20 de novembro.

“Numa época de crise hídrica o tema nunca foi tão oportuno. É uma chance de divulgar ações e projetos que podem ser úteis, não só para a Grande Vitória, mas para a comunidade, para que outras pessoas possa replicar essas soluções e assim ampliar a economia de água e evitar o desperdício”, destacou Andressa Missio.

premio 2Troféu

Em pouco mais de uma semana, o artista plástico Ivan Coelho confeccionou o troféu do Prêmio Ecologia 2016. Utilizando material reciclável, ele materializou a crise hídrica. Há mais de 20 anos no mercado, Ivan encara o desafio de produzir a peça e repassar a mensagem por trás da premiação.

“Juntei elementos gráficos que simbolizam a água e plantações. Coloquei uma pequena muda recebendo gotas de água para mostrar a falta deste elemento, enfatizando a crise hídrica. Todos os elementos estão inseridos dentro do mapa do Espírito Santo. Para trabalhar a mensagem e o conceito que o troféu carrega, utilizei material reciclável”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *