“Prêmio Ecologia é uma das mais importantes marcas da área ambiental do ES”

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Fernando Cerqueira, em seu discurso durante a entrega das homenagens aos vencedores do Prêmio Ecologia, nesta quarta-feira (14), no Palácio Anchieta, ressaltou a importância da premiação para a sociedade capixaba. Confira a íntegra do discurso:

O Prêmio Ecologia completa 16 anos. Sem dúvida, ele é uma das mais importantes marcas da área ambiental do Espírito Santo. São 16 anos em que o Governo do Estado, em parceria com a TV Vitória, premia as boas iniciativas dos capixabas para com o meio ambiente.

Durante todos esses anos estimulamos o mais elementar da política ambiental: quem faz meio ambiente é a sociedade. E, como em várias áreas, o desenho das políticas públicas, passa a ser feito não do Governo para as pessoas, mas do Governo com as pessoas.

Em maio deste ano, escolhemos como tema para o nosso Prêmio, Crise Hídrica – Ações e Soluções. Não poderia ser outro. Naquele mês, finalizada a estação chuvosa, diante da maior crise hídrica da nossa história, nossos rios se encontravam nas menores vazões já observadas.

Com seis meses de período seco ainda pela frente, resolvemos então estimular a participação da sociedade, das empresas, dos produtores rurais, e premiar quem fizesse a sua parte.
O Governo do Estado já arregaçara as mangas desde 2015, quando partiu para o enfrentamento da crise. Criou o Comitê Hídrico Governamental, com representantes de onze áreas do governo, e adotou medidas de curto, médio e longo prazos.

De forma integrada, antecipou investimentos para o abastecimento da Grande Vitória, estruturou um Programa de barragens para atender a agricultura nas áreas mais críticas, ampliou o Reflorestar, e regulou uma série de medidas aplicadas em conjunto com os Comitês de Bacias.

No Programa Águas e Paisagens avançou no maior conjunto de ações ambientais e de saneamento da história do Espírito Santo. São R$ 1,2 bilhôes em saneamento básico, recuperação de florestas e proteção de rios e nascentes com financiamento do Banco Mundial. Já temos obras em andamento na região do Caparaó.

Mas, como nenhuma ação de Governo terá sucesso sem o envolvimento da sociedade, o governador Paulo Hartung fez um importantíssimo apelo à população para que economizasse água, dado o momento gravíssimo que enfrentávamos. Era necessária a mudança de comportamento dos capixabas.

Dentre tudo o que fizemos, os Acordos de Cooperação Comunitária, organizados no âmbito dos Comitês de Bacia, com a participação dos usuários de água e com a efetiva mediação do Ministério Público, foram fundamentais.

Foi um aprendizado para todos, e o que aprendemos servirá não só para as próximas crises, mas tenho certeza que para o nosso futuro. Nós que achávamos que a água era um recurso inesgotável, passamos a ver que precisamos cuidar e inovar com ações de diminuição do consumo da água.

Por tudo isso, hoje é o dia de comemorarmos. E nada mais bacana de fazê-lo, do que por meio do Prêmio Ecologia. Agradecemos a participação de todos que idealizaram, inovaram, construíram soluções e protótipos, estudaram, enfim que se empenharam em busca de soluções para os nossos Recursos Hídricos.

Quero registrar que a Crise Hídrica tornou-se uma lição para todos nós, sociedade capixaba, esta a verdadeira premiada no ano de 2016.

Parabéns aos que concorreram.

Parabéns aos premiados.

Parabéns Rede Vitória.

Por último, parabéns ao Espírito Santo e o Governo do Estado, que se colocou à frente do seu tempo, antecipando o futuro, ao implementar soluções que impediram consequências mais graves da crise.

Parabéns Governador pela sua liderança nesse processo.

Meu muito obrigado a todos.

Aladim Fernando Cerqueira
Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *