Artigo: Criando Metas: O que eu quero experimentar nos próximos 365 dias?

Metas

Nesta época é comum a gente refletir sobre o ano que se encerra e avaliar os prós e contras, os ganhos e aprendizados que tivemos no decorrer dele. Mas isso é bom, afinal, saber onde estamos e assumirmos as responsabilidades sobre nossas escolhas são os primeiros passos antes de traçarmos as próximas metas. 

Essa avaliação cuidadosa é importante para saber onde quero chegar. E tirar um tempo para planejar e traçar metas certas e ousadas, sem dúvida, faz toda a diferença para o resultado e que pretendo ter. 

Alinhamento pessoal significa estar em concordância com um objetivo e trabalhar em direção a ele. 

Por outro lado, quando estamos incertos de nossas direções e objetivos, tendemos a agir de modo desalinhado e não chegamos a lugar nenhum. 

aprender a se perguntar “Onde estou hoje? Para onde estou indo? O que eu faço me leva aos meus objetivos ou me distancia deles?”: isso pode ajudar você a redirecionar suas ações! 

Se você não estiver feliz com o resultado que está obtendo, deve mudar o que está fazendo. 

Para isso, é necessário deixar claro para sua mente o que você quer, ou seja, o Estado Desejado.

Definir onde queremos chegar é uma forma de fazermos um sonho virar realidade. Do contrário, continuaremos repetindo as mesmas coisas e obtendo os mesmos resultados insatisfatórios.

Nossas escolhas podem sempre ser revitalizadas. 

Colocar o foco de atenção naquilo que queremos, ver as possibilidades e não só as dificuldades, fortalece nossa autoconfiança.  

Experimente se perguntar: “Onde está meu foco de atenção? Eu estou dando importância ao que realmente é importante? Isso me leva onde eu quero ou me tira do caminho?”. Pratique esse exercício de autoconsciência!

Aliás, é importante lembrar que tudo que precisamos para sermos felizes e realizarmos nossos sonhos, nós já temos.

Da mesma forma que um passarinho não voa com uma asa só, nós precisamos do Q.I, Quociente Intelectual, e do Q.E, Quociente Emocional, para darmos sentido ao nosso viver. 

A razão (Q.I), o “avaliar” os recursos externos, é tão importante quanto o sonhar (Q.E), que é dar asas à imaginação e acreditar. Isso é essencial. 

Permita-se sonhar e sonhe alto, pois tudo que foi criado pelo homem, um dia também foi sonhado, imaginado por ele.

Quando aprendemos a focar naquilo que importa, nos sentimos confiantes e abrimos um caminho de oportunidades para o sucesso. 

Mas a nossa maior dificuldade na vida não é atingir nossas metas e sim, defini-las. 

Saber com clareza o que queremos internamente e caminhar em direção ao objetivo, acreditando no nosso merecimento, é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Então faça a sua parte!

Construa um ano novo que você quer e merece – e eu vou procurar fazer o mesmo.

 

Luiza Lopes é Educadora e especialista em Programação Neurolínguistica e Psicologia Positiva.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *