Artigo: A Jornada do Líder começa no aprendizado

Liderança e aprendizado

Quanto mais cresce hierarquicamente, mais responsabilidade tende a ter um líder. Consequentemente, maior será a sua obrigação de estar na vanguarda do aprendizado, crescimento e desenvolvimento. 

Dessa forma, ele estará bem consigo mesmo e saberá usar sua sabedoria interna para ser mais assertivo nas decisões.

Tudo o que o gestor tem de mal resolvido na vida pode ser projetado na equipe.

Ele acaba então contaminando o ambiente em todos os contextos em que estiver. 

Mas o líder pode e deve aprender a se conectar com suas qualidades e desenvolver habilidades. E assim, estar bem em sua própria companhia para contagiar a todos de forma positiva.

Sócrates, o antigo filósofo grego, deixou alguns princípios orientadores que até hoje podem ser adotados pela liderança. 

O mais famoso deles é:

“Conhece-te a ti mesmo”

Outro princípio é:

“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida.” 

E foi inspirado nele, e por conta do número de gestores que me procuravam em busca de ajuda emocional, que recentemente eu criei um programa baseado na PNL chamado “Vida que vale”.

Os líderes que buscam ativamente o autoconhecimento, reduzem o número de pontos cegos que possuem sobre eles próprios.

Além disso, eles aprendem a desenvolver um senso de consciência, criar um forte alinhamento com seu propósito pessoal e profissional e viver uma vida mais significativa e saudável em todos os sentidos!

A PNL nos dá a chave para a gerência de nosso mundo interno e para entendermos como funcionamos e o que nos tira do eixo. 

Com isso, aumentamos a nossa inteligência emocional! 

Ou seja, quanto mais você se conhecer, mais entenderá sobre si mesmo e outras pessoas e melhor irá se relacionar com elas. E mais assertivo você será nas suas decisões no dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *