Artigo: 5 Lições para uma liderança Autoconsciente e Assertiva

Liderança eficiente e assertiva

Você gostaria de exercer uma liderança autoconsciente e assertiva? Neste artigo apresento lições que todo líder deveria conhecer e exercitar, segundo o grande empreendedor Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook.

Lição 01: Faça do seu próprio desenvolvimento uma prioridade

Zuckerberg sabia que precisava ser um líder (e não apenas um cara de tecnologia). Por isso, sempre investiu em si mesmo para evoluir.  

Os melhores líderes aplicam sua arte contextualmente com base nas necessidades daqueles a quem servem. Afinal, a vida não é estática, nem o ambiente em que você trabalha. A Liderança não é um empreendimento único. 

“O autoconhecimento é o investimento que garante seu maior patrimônio que é você mesmo”. (Luíza Lopes).

Não se conhecendo, você pode viver uma vida limitada, precária e perder até o encanto pelo que faz e por quem você é!

Lição 2: Seja gentil. Seja carismático. 

Segundo o co-criador da PNL:

“Carisma é nossa habilidade de dar atenção de qualidade”.

O líder inteligente integra a equipe, promovendo bem estar. Isso significa tirar o ego do caminho e criar conexão com as pessoas, respeitando-as como elas são. 

Lembre-se de que elas se esforçam para ajudar aqueles de quem gostam. Da mesma forma, a maioria das pessoas não levanta um dedo para ajudar aqueles de quem não gostam. 

Lição 3. Coloque o foco em inspirar as pessoas, não em manipular. 

O líder gera melhores resultados quando compreende que sua capacidade de influenciar é muito mais frutífera do que a de controlar. 

Controle é sobre poder, não liderança. E aqui está a diferença entre chefe e Líder. Liderar não é chamar a atenção para si mesmo e agir de forma autoritária, mas desbloquear o potencial do liderado. 

Lição 4: Comece o processo de desaprender. 

Desaprender é tão importante quanto aprender. Isto significa se livrar do peso emocional e intelectual que prende você a experiências do passado. 

A natureza humana faz com que a maioria de nós se apegue a ideias, conceitos, pensamentos, sentimentos ou práticas erradas, doentias ou obsoletas. Já ser autoconsciente é questionar, desafiar a própria lógica. 

Existe ainda uma diferença entre a forma que você se vê e a que o outro vê! Portanto, tenha coragem de pedir ao seu time que o ajude a identificar as suas lacunas ou falhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *