Editora anuncia data de lançamento do novo livro de Jogos Vorazes no Brasil

Habemus data!! A Editora Rocco acabou com a agonia dos fãs brasileiros de Katniss, Petta e companhia e anunciou a data de lançamento do novo livro de Jogos Vorazes no Brasil: será dia 19 de junho, um mês após a chegada do livro nos Estados Unidos.

A editora Rocco, responsável pela publicação da saga criada por Suzanne Collins no Brasil, também já divulgou a capa e o título para os leitores brasileiros, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, uma tradução quase literal para o título em inglês, The Ballad of Songbirds and Snakes.

Sinopse do novo livro de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

O novo livro de Jogos Vorazes não vai contar a nova vida de Katniss e Peeta após o fim do último volume (não vou contar mais para não dar spoiler!). Pelo contrário, a trama será um prelúdio e vai explorar o passado do presidente Snow, o vilão responsável pelos jogos vorazes que atemorizam Panem e pela ditadura que assola o país.

Assim, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes se passa 64 anos antes do primeiro livro, contando mais detalhes dos “Dias Sombrios”, um período de 10 anos depois da guerra, mas antes da Panem como conhecemos. Pelo trecho divulgado pelos jornais americanos, sabemos que Snow nasceu rico, mas cresceu empenhado em construir o seu próprio legado.

Para lembrar e contar um pouquinho a quem ainda não leu, os três livros da então trilogia Jogos Vorazes – Jogos Vorazes, Em Chamas e Esperança – foram lançados entre 2008 e 2010 e retratam a realidade totalmente distópica de Panem, o território que ficou após a destruição dos Estados Unidos.

O novo país é dividido em  12 distritos (antes eram 13), que todos os anos ofereciam dois jovens, chamados de tributos, para os jogos vorazes, uma competição da qual apenas um participante saía vivo.

Nesse contexto temos Katniss Everdeen, que aceita ser um tributo no lugar da irmã mais nova e, a partir de então, revoluciona, ainda que indiretamente, o modo como as pessoas viam os jogos e o próprio regime do presidente Snow.

Jogos Vorazes: filmes X livros

A história ganhou ainda mais fama com as adaptações para o cinema, com os filmes estrelados por Jennifer Lawrence no papel de Katniss, Josh Hutcherson interpretando o Peeta e Liam Hemsworth como Gale.

Apesar de essa ser uma das poucas adaptações que considero bem fieis aos livros, Suzanne Collins mergulha nos questionamentos e nas relações familiares e pessoais da Katniss e dos outros personagens de um jeito que não dá para ser feito em filme, por isso a leitura de Jogos Vorazes é surpreendente.

Temos uma mocinha nova, corajosa e que vence o medo para lutar pelo o que acredita em um mundo totalmente opressor. Romance, aventura, discussão política, social e até familiar… temos de tudo nessa história. Eu li Jogos Vorazes em 2015 e lembro de perder o sono (literalmente), deitar na cama e não conseguir dormir, ter de levantar e continuar lendo.

Considero a série uma excelente dica para quem quer despertar o hábito da leitura e não sabe por onde começar. E o bom é que nem vai precisar esperar muito para continuar a leitura com o novo livro de Jogos Vorazes. Até ue vou aproveitar o embalo para ler mais uma vez a história. O box com os três primeiros livros custa em média 70 dinheirinhos. A versão e-book pode ser comprada por menos de 20 reais, mas estão disponíveis no Kindle Unlimited para quem tem assinatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *