Dicas para te ajudar a começar a ler

Eu sempre gostei de ler. Lembro do quanto, mesmo nova, era virada do avesso pelos livros que lia. Anne Frank me marcou profundamente no auge dos meus 13 anos (outro dia conto minha história com essa leitura). Ainda no ensino fundamental, me apaixonei pelo Fantástico Mistério de Feiurinha e Neco Sol. Mas na minha roda de amigas próximas, eu parecia ser a única que tinha seguido pela rota de “Como gostar de ler”.

Se você está não é muito fã da leitura, saiba que você está no grupo que corresponde a 44% da população nacional. Dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” – o estudo mais completo realizado no país pelo Instituto Pró-Livro – mostraram que, em 2016, a média anula de livros lidos pelos brasileiros não chega a 5 obras e, desse total, apenas 2,43 foram lidos do início ao fim. A pesquisa é feita a cada quatro anos e o instituto pretende divulgar novos dados este ano (se a pandemia do coronavírus não atrapalhar).

Entretanto, ao contrário do que muita gente pensa, começar a ler não é um privilégio da infância. Como diz uma frase que li da psicóloga Betty Monteiro, “sempre é tempo de ser aquilo que você deveria ter sido”. Se você ainda sonha em despertar seu lado leitor, trago excelentes notícias: que tal começar criar o hábito da leitura agora?

Ler é igual a andar de bicicleta, você começa, se desequilibra um pouco, retoma o ritmo, ganha velocidade e, quando vê, está se deliciando com a maravilhosa sensação de liberdade! O mais importante é começar! Seja com uma ou algumas páginas, se dê esse presente e descubra que você pode ir mais longe do que imagina!

Mas vamos à parte prática! Dá uma olhada nessas dicas sobre como desenvolver o hábito da leitura. Depois, só escolher sue livro e devorar algumas páginas. Preparado?

Dicas para te ajudar a começar a ler

1.Encontre tempo

Uma das desculpas que eu mais ouço é: “vou ler com que tempo?” Deixa eu te responder com outras perguntas:

Quanto tempo você passa nas redes sociais?

Quanto tempo você gasta na frente da televisão?

Quanto tempo você fica no WhatsApp?

Só aí você já percebeu que o que não te falta é tempo, mas gestão do tempo. Encare a leitura como um momento seu, aquela parte do dia que você dedica a você, por isso, inclua na sua agenda do dia. Eu, por exemplo, gosto de ler quando todos estão dormindo. Adoro a sensação de que não estou sozinha, mas estou no silêncio da minha casa. Estranho, não é? Mas essa sou eu (risos).

Lembra que eu disse que a leitura é um hábito? Ou seja, você começa e com o tempo ganha prática. E, assim como os outros, o hábito da leitura requer disciplina, dedicação e vontade. Você está treinando seu cérebro para algo novo e no início pode parecer desconfortável, mas não desanime!

Separe um lugar para você ler. Não precisa ser um cantinho ideal, basta que ele te dê o tempo para se desligar de outras coisas e se concentrar na leitura. Vale o trajeto casa X trabalho; ler antes de dormir ou até no banheiro (há quem goste!). O importante é saber que aquele momento é seu e do seu livro, e de mais ninguém!

2.Descubra o que você gosta de ler

Há muitos, muitos gêneros literários atualmente: ficção científica, clássicos, terror, suspense, romance, fantasia, distopias… O segredo é você descobrir o seu.

Você pode começar pelos filmes que gosta de assistir. Por exemplo: se gostou de A Culpa é das Estrelas, ou Como Eu Era Antes de Você, há grandes chances de gostar desses livros (que, acredite, são ainda melhores que os filmes!). Agora, se gosta das grandes produções de Hollywood, boa parte delas foram inspiradas em obras literárias também.

Há ainda os best-sellers, que recebem esse título justamente por estarem entre os mais vendidos, ou seja, muita gente gosta, a história é interessante e a escrita geralmente leve e fácil. Muitos deles são parte de alguma série, como Harry Potter, Jogos Vorazes, Senhor dos anéis, entre outros. O bom é que a solução no fim do livro geralmente está no próximo volume, o que vai te deixar louco para o próximo livro (se você for como eu, pelo menos).

Tudo bem se você acha que não é muito fã dos clássicos literários. Porém, eu realmente penso que vale a pena dar uma chance para eles, afinal, não é à toda que eles são chamados de clássicos, não é?

3.Não insista se não estiver gostando do livro

A leitura precisa ser algo agradável, afinal, você está lendo por prazer, não por obrigação. Acontece de você começar a ler um livro e durante a história perceber que ele não era tudo o que pensava. E está tudo bem!

Eu, particularmente, acredito que a vida é curta demais para gastarmos o nosso tempo lendo o que não nos agrada. Tem muita coisa boa por aí para incentivar o hábito da leitura em você.

4.Tenha sempre um livro por perto

Faça do livro seu novo aparelho de celular. Sabe quando você pega seu telefone toda vez que tem alguns minutinhos livres, como na fila do banco ou enquanto espera dar a hora do seu compromisso? Então, afunde o celular na bolsa e escolha o livro! Nesse quesito, talvez seja vantajoso ler livros digitais, já que eles não pesam. O desafio da disciplina é pega seu celular ou tablet e ir direto para a história sem desviar pelo atalho das redes sociais.

5.Estabeleça metas sensatas

Eu tenho minhas ressalvas sobre metas de leitura, justamente porque é um hábito, não uma obrigação. Entretanto, se você achar necessário, estabeleça uma cota de leitura diária, como 10 páginas, ou 15 minutos. Mas seja realista: não adianta estipular cem páginas se você está dando seus primeiros passos no hábito da leitura. Vá no seu ritmo.

Viu como começar a ler pode ser mais simples do que pensava? Não é preciso muito, bastam alguns minutinhos e um bom livro na mão que o hábito da leitura irá se desenvolver naturalmente. E aí, por qual livro você vai começar sua leitura? Não esqueça de deixar aqui nos comentários!

18 Respostas para “Dicas para te ajudar a começar a ler

  1. Excelente dica, filhinha. Que bom que vc “puxou” aí pai. 👋👋👋👋😍😍😍😍😍. Continue firme neste caminho.

  2. É preciso entender o que o autor está querendo transmitir. Atrás da escrita está a ideia do autor. Não há livros ruins. Há mal interpretação da ideia do autor. Vamos à leitura.

  3. Adorei as dicas, estava prestes a usa-las para um post no meu instagram, mas percebi o quanto eu mesma ando fazendo errado. Colocarei em pratica agora mesmo, curti o blog

  4. Irei começar agora a leitura sobre o livro de Augusto Cury ” Prisioneiros da mente. Os cárceres Mentais”.
    Obrigado, Avante!

    1. Amo esse livro!!! Já li duas vezes! Tem também As 5 linguagens do amor para crianças e adolescentes e As 5 linguagens do perdão. É bem legal!! Depois me conta o que achou!

    2. “Quem pouco lê, pouco sabe, pouco entende e pouco vê” Escutei essa frase nas sexta série ( há 22 anos atrás ) nunca esqueci o poder dessas palavras. Amei suas dicas !! Obrigada!! ☺️

  5. Obrigado pela dica! Até pouco tempo, só lia o que era realmente necessário (obrigatório), não lia por prazer. Desde que comecei a ler, estou mudando meus conceitos.

  6. São ótimas dicas, eu costumava ler bastante antes, mas de uns tempos pra cá vim parando, e sabem como é um dia sem ler parece uma semana, uma semana parece um mês kkk enfim, estava querendo voltar, esse foi um bom estímulo, obg.
    E um conselho para quem está começando, a leitura é sim muito prazerosa, mas no inicio é tbm questão de hábito e dedicação, então nada de desistir se algum dia estiver com preguiça ein kkkkk

    1. Isso aí, Pedro! Tudo é uma questão de hábito. Tudo bem se um dia ou outro bater uma preguicinha. O que não vale é deixar ela fazer morada. Adorei seu comentário, muito obrigada!!

  7. Tenho 37 anos e acabei de ler o meu primeiro livro. (Cem anos de solidão). Tive algumas dificuldades para completa-lo, mas não porque a obra é chata (muito pelo contrário, foi a grandiosidade dela que me prendeu e já considero a melhor da minha vida hahahaha ) mas sim porque eu me sentia muito verde para encarar da forma que encarei esta primeira leitura. Percebo que fiz muita coisa oposta das dicas acima kkk.
    Enfim, quero muito criar esse hábito e que a coisa flua melhor nas próximas, espero que realmente seja como uma atividade física que se vai ganhando preparo a medida que se investe na prática, porque sinto que não tenho mais apetite para outros “vícios” que sempre tive como vídeo game e portanto quero virar um verdadeiro leitor, daqueles que se devora livros, até porque considero esta primeira experiência, de certa forma, bastante positiva.
    Já emendei uma outra leitura do mesmo autor e tou gostando bastante, mas sinto que falta bastante prática para que a leitura seja algo que eu realmente quero que seja.

  8. Olá, eu gostei de seu texto, e o achei deveras simpático, e realista. No meio do ano passado (2022), resolvi tomar por hábito a leitura, mas falhei miseravelmente. Os livros eram agradáveis e intrigantes, todavia notei uma enorme desconcentração, e razoável absorção do assunto. Enfim, neste ano pretendo regressar ao que propus à mim, e estimo obter mais paciência e eficácia. Desde já, obrigado pela sugestão – me confortou. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *