5 dicas para deixar a casa mais aconchegante

Estamos em pleno inverno e assim como a moda se volta para a estação mais fria do ano, você sabia que a decoração da casa também segue as tendências do clima? Com alguns elementos, é possível aquecer o ambiente e aproveitar essa temporada com mais conforto e aconchego.

A arquiteta Renata Modenesi conta que nessa época é comum os clientes quererem dar uma aquecida na casa e para isso não é preciso fazer grandes investimentos.

“Não é preciso investir em um mobiliário específico de inverno, até porque não temos um frio rigoroso. Mas dá para acrescentar elementos que muitas das vezes estão guardados até mesmo em nossa casa.”

 

CONFIRA AGORA 5 DICAS PARA DEIXAR O SEU LAR MAIS ACONCHEGANTE: 

Materiais e texturas

Uma dica da arquiteta é apostar em materiais com texturas como o veludo, pelo ou couro. Seja na moda ou na arquitetura, são materiais que remetem à estação por terem a característica de aquecer. Uma baqueta de pelo, por exemplo, ao lado da mesa de canto, já ajuda a criar essa atmosfera.

Home office integrado ao closet projetado por Renata Modenesi. A arquiteta criou uma ambientação com mesa de canto e baqueta de pelo. Foto: arquivo pessoal

Cores

Composição de almofadas em tons terrosos / Foto: reprodução Pinterest

Ao invés de cores vibrantes, que tal apostar em tons terrosos? Já experimentou trocar as almofadas do sofá?  “Gosto de trazer elementos terra e fogo. Os tons terrosos sempre ajudam a imprimir esse aconchego. São os marrons, vermelhos, laranjas… Isso aquece o visual. Traz uma sensação aconchegante”, disse a arquiteta.

Tapete

Em dias mais frios nada mais desagradável que pisar em um chão gelado. Seja na sala de jantar, na sala de estar, no quarto, no closet ou no banheiro, uma outra dica infalível para levar conforto térmico aos ambientes são os tapetes. Tá aí um complemento importante para vestir e aquecer o visual, além de delimitar os espaços.  “O tapete é o acabamento, ele vai aconchegar e abrigar o sofá, por exemplo. É a cereja do bolo para uma sala mais agradável”.

Sala de estar projetada por Renata Modenesi. A arquiteta lançou mão do tapete para dar mais aconchego ao espaço. Foto: arquivo pessoal

 

Mantas

Manta no sofá da sala. Foto: reprodução Pinterest

Além de dar um charme à décor, a manta é um elemento coringa para aquecer o espaço. A peça acrescentada ao sofá, à uma poltrona ou até mesmo na cama, sem dúvidas, dá um toque aconchegante. Aproveite para explorar as texturas como um tricô, por exemplo.

 

Iluminação

Abajur na mesa de cabeceira, ao lado da cama. Foto: reprodução Pinterest

“O projeto de iluminação da casa a gente faz para a vida, não é só por causa do clima. O grande segredo é trabalhar para criar cenas especiais”, comentou Renata. Mas como alternativa, a arquiteta sugeriu o uso de abajur com uma luz mais amarelada, ou até mesmo velas que ajudam a criar uma atmosfera mais gostosa.

Viu só, como dicas simples podem mudar a cara do ambiente e imprimir mais aconchego? São ideias que além de renovar o visual ainda contribuem com a deliciosa sensação de bem estar!

Um comentário em “5 dicas para deixar a casa mais aconchegante”

  1. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
    Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
    todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
    gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *