Home office permanente? Confira dicas para melhorar a produtividade em casa

O que já era uma tendência, agora veio de vez e para ficar. Seis meses se passaram e o home office foi a grande saída para muitas pessoas. Um modelo de trabalho que já era realizado por algumas empresas e com pandemia do coronavírus passou a ser a aposta de muitas outras. E não é que deu certo? Mesmo com a flexibilização do isolamento, algumas multinacionais, por exemplo, adotaram esse esquema de forma permanente.

Mas com todo esse tempo trabalhando em casa, muitos profissionais já sentiram na pele que não dá mais para improvisar. Vendo a importância de um ambiente favorável e móveis adequados, cresceu a demanda pelo planejamento de um ambiente ideal. Pensando nisso, o Momento Décor convidou a arquiteta e designer de interiores Fernanda Cecotti para dar algumas dicas.

 

“A gente estava em um momento provisório. Trabalhando em casa de uma forma improvisada. Agora se passaram seis meses e começamos a perceber a necessidade de que realmente precisamos de um espaço em casa que comporte um local ideal para trabalho”, disse Fernanda.

 

Escolha do ambiente

A arquiteta explica que o primeiro passo é a escolha do espaço dentro da residência. Observe como é o funcionamento da sua casa, foque em um local mais silencioso. Observe a área, veja como é a incidência do sol e a luminosidade. Opte por um ambiente mais arejado. Se possível, busque um espaço que tenha uma vista mais agradável.

 

Escolha dos móveis

Ao escolher os móveis para o home office, você não precisa necessariamente colocar um mobiliário com cara de escritório dentro da sua casa. Hoje o mercado oferece opções que possibilitam conciliar o design das peças com funcionalidade e ergonomia.

Opte por mesas ou escrivaninhas que não desentoem da decoração do espaço e dê preferência a móveis com gavetas, isso te ajudará na organização dos papéis e também do ambiente no pós trabalho.

E sem duvidas, a escolha da cadeira é o item que mais exige atenção. Ao escolher o modelo lembre-se: Quantas horas por dia você passará nela? No improviso a gente acaba usando a cadeira da mesa de jantar, por exemplo, porém ela não é o adequado para passar muitas horas de trabalho. “Pensar na ergonomia é fundamental para a produtividade. E hoje existem modelos de cadeira com design mais limpo, com opções de cores e acabamentos que imprimem um ar mais leve ao ambiente, sem pesar no contexto da decoração da casa”, disse Fernanda.

Acessórios

 

Existem recursos que podem nos ajudar a deixar o ambiente ainda mais preparado. Na falta de iluminação adequada use recursos como luminárias.

 

 

Outra dica é utilizar o desk pad, aqueles suportes em couro, eles ajudam a conservar o móvel evitando o atrito dos materiais com a mesa.

 

 

Cuidado com armadilhas, portanto:
  • Estabeleça uma rotina
  • Converse com sua família sobre seus horários
  • Evite trabalhar com televisão ligada
  • Faça pausas para lanches
  • Desative as notificações do celular para evitar desconcentração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *