5 dicas para deixar sua varanda gourmet mais aconchegante e funcional

Seja para fazer um churrasco mais intimista, apreciar um bom vinho, ou até mesmo tomar o café da tarde… Não é de hoje que a varanda gourmet se tornou o espaço queridinho da casa. E agora, na pandemia, esse ambiente ganhou ainda mais destaque. Com o lazer na rua limitado, o local virou o point mais frequentado nos momentos de descontração das famílias.

Segundo o portal imobiliário Imóvelweb, em junho deste ano, a procura por imóveis com varanda gourmet cresceu 163%, se comparado a junho de 2019. Em busca de ideias e soluções funcionais para quem pretende investir no espaço, o Momento Décor entrevistou a arquiteta Carol Zamboni que deu importantes dicas e inspirações.

Tamanho não é documento

Não importa a proporção do seu espaço, seja ele compacto ou grande, é possível criar soluções que atendam o desejo de ter uma área gourmet em casa. É o que garante Carol.
É fato que, quanto menor, menos equipamentos conseguimos agregar ao local. Mas nem sempre você precisa ter uma varanda super equipada com ponto de água, churrasqueira, adega, cervejeira…

Na foto abaixo, a arquiteta apresenta uma solução criada em um apartamento compacto de 60 metros quadrados. “No caso desse apartamento, não colocamos nenhum equipamento elétrico, mas colocamos uma bancada de apoio e pontos de tomada na parede, para quando a proprietária receber convidados ter a possibilidade de utilizar um grill, por exemplo, uma air fryer. Dessa forma, ela tem uma área gourmet mais versátil, que pode ser também para um café da tarde, que ela tanto gosta”.

Integrar ou não a varanda com a sala?

Para definir essa questão, um fator primordial é analisar o perfil do morador. “Tem gente que gosta de ter um ambiente integrado com o gourmet e tem gente que gosta de ter essa área separada por uma questão de organização, então isso é muito pessoal”, disse Carol. Outros pontos que a arquiteta considera fundamental é analisar se a planta do imóvel favorece essa integração, nivelar o piso e ver se o morador quer priorizar a climatização das áreas.

Uma das vantagens da integração é a ampliação dos espaços e a possibilidade de até reduzir alguns investimentos. No caso deste apartamento projetado por Carol Zamboni a proprietária investiu em uma única mesa de jantar e já que a planta favorecia, o tradicional layout da sala foi alterado, levando a mesa para a varanda. Dessa forma, um único móvel atende muito bem os dois ambientes, que são integrados.

 

Identidade visual

Independente da varanda estar ou não integrada com a sala, a arquiteta conta que nem sempre a proposta de decoração dos espaços precisa seguir o mesmo estilo. É possível, sim, ter uma sala mais clean e uma varanda mais despojada. Carol conta que um dos seus grandes segredos é a forma de transição de um ambiente para o outro. “A gente tem várias formas de fazer essa transição entre um ambiente e outro, de modo a ter dois estilos diferentes. As vezes um pórtico, um fechamento com algum tipo de cortina, uma porta de correr diferenciada, um jardim vertical…  Só lembrando, a gente consegue deixar com estilos diferentes, mas é ideal que os materiais se conversem”, acrescentou a profissional.

No projeto acima, embora a varanda siga o estilo da sala, Carol usou como estratégia um painel ripado na parede que sobe para o teto . Ele tem a função de demarcar os espaços e dessa forma fazer uma espécie de transição de um ambiente para o outro.

Varanda gourmet x gordura e fumaça

Hoje o mercado oferece vários equipamentos que nos ajudam a fugir desses problemas, que durante anos eram inevitáveis ao fazer um churrasco. “Se tratando de casa, as churrasqueiras geralmente são projetadas com chaminés. Precisa ser feito um cálculo de vazão para que a fumaça suba e não desça”, contou Carol. Mas se tratando de apartamentos, para quem não quer ter essa dor de cabeça, o indicado é usar a churrasqueira a gás ou elétrica. “Elas normalmente já tem uma estrutura, com ventoinha que não geram fumaça”, explicou.

Marcenaria

Por se tratar de uma área que tem um certo contato com o externo, é comum muitos clientes pedirem uma marcenaria mais fechada para varanda gourmet, como armários com portas e gavetas, para evitar o acúmulo de poeira nos móveis.

Mas Carol ressalta as vantagens de usar algumas prateleiras e nichos abertos e saber mesclar isso à favor do cliente. Se tratando, por exemplo, de uma varanda compacta, projetar uma marcenaria toda fechada por trazer a sensação de um ambiente menor ainda. “É bacana sempre que possível mesclar com nichos. Por ser elementos vazados traz a sensação de um ambiente maior e reflete uma leveza ao espaço”.

Agora que você ficou por dentro das dicas para deixar sua varanda gourmet mais funcional, é só escolher o estilo que mais te agrada e mãos à obra! Sem dúvidas, será o cantinho mais gostoso da sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *