Explorar novos horizontes através da arquitetura

Projeto de Patricia Vasconcelos

A carreira e formação como arquiteta levou Patrícia Vasconcelos a explorar outros horizontes. Em 2010, morei no Oriente Médio, onde teve a oportunidade de trabalhar e aprender sobre o mercado externo.

Inserida em um escritório local, na cidade de Muscat, capital de Omã, Patrícia pôde explorar a cultura usando novos olhares e formas diferentes de abordagem.

“A arquitetura sempre me trouxe bons sentimentos, seja viajando em busca de vivenciar obras incríveis de arquitetos e ídolos… Buscando sonhos e inspirações em publicações, e projetando espaços para clientes tentando surpreendê-los. Fazendo sempre bons amigos.”

Patricia Vasconcelos, arquiteta
Carreira

Formada em arquitetura e urbanismo em Belo Horizonte, Minas Gerais, iniciou na área em 2004, quando participou pela primeira vez de um concurso chamado Opera Prima como aluna convidada pela sua universidade regente com projeto autoral de final de graduação.

“Foi uma experiência incrível e desde então minha conexão e desejo em atuar foi aumentando. Trabalhei com grande arquitetos e professores renomados em Belo Horizonte, que me impulsionaram e foram importantes para meu desenvolvimento.”

Desde 2006, é pós-graduada e especialista em arquitetura de interiores. Atua na capital mineira, no Espirito Santo, em São Paulo e na Bahia.

“Senti necessidade em especializar na área de Arquitetura de Interiores, onde mais atuo, que sempre me levou a experimentar e explorar novos horizontes.”

Seu objetivo é aprimorar os ambientes que projeta reorganizando e conceituando os espaços afim de proporcionar sempre o conforto e bem estar.

“Os espaços que planejamos e construímos não seguem modismos, tendências ou estilos espetaculares. Ao contrário, eles revelam espaços vivos, acolhedores, empáticos, flexíveis, repletos de diferentes possibilidades de interação, que possam ao longo do tempo, transformar a vida dos indivíduos que os ocupam.”

Equilíbrio entre privacidade e paisagem

Encontrar o equilíbrio entre a privacidade e a valorização da paisagem requer a adoção de recursos estratégicos.

Patricia Vasconcelos se deparou com esse desafio no projeto de interiores e arquitetônico de uma residência em Jacaraípe: Fazer a conexão da casa com o ambiente externo com privacidade e segurança.

Patrícia explica que localização do imóvel é privilegiada, com vista frontal para o mar. Uma área com muita visibilidade por estar inserida na rua principal da orla e ser um lote de esquina.

O desejo dos clientes era ter privacidade no lazer e ao mesmo tempo poder desfrutar da vista e da integração com o mar.

“A solução que encontramos foi criar uma fachada com pano de vidro e uma varanda entre os ambientes interno e externo, usando brises verticais que se movimentam de acordo com a necessidade do uso . Com isso eles conseguiram aumentar a segurança, administrar a incidência dos ventos e sol, e melhorar a privacidade da área social.”

A arquiteta acrescenta: “Sendo assim, decidimos colocar a área de laser na parte de trás do lote e criar na varanda do 2º pavimento um espaço gourmet com uma jacuzzi, assim eles teriam privacidade e uma vista ampla para o mar.”

Praia particular e cultura balinesa

Um projeto feito para desfrutar os prazeres da Bahia, aconchego e materiais naturais foram os principais elementos para inspirar Patricia no projeto de interiores e arquitetônico da uma residência em Manoá, Costa Dourada, na Bahia.

A residência fica localizada em um condomínio de luxo com praia particular e um estilo referente a cultura balinesa.

“Usamos materiais como madeira, palha, pérgolas, telhados pontiagudos e outros detalhes construtivos que remetem a filosofia e organização dos espaços. Nesse clima leve, fizemos uma planta onde encontram 3 suítes/bangalôs e se estendem em varandas privativas com acesso para parte interna e externa da casa.”

O projeto ainda inclui jardim central, uma área de lazer com piscina de borda infinita aquecida conectada a um “estar/lounge”. Além disso, uma lareira traz identidade e muito estilo para essa residência.

Um comentário em “Explorar novos horizontes através da arquitetura”

  1. O trabalho da Patrícia é impecável! Meu apartamento, projetado por ela, virou um sonho realizado! Quem entra, ou não quer sair ou sempre quer voltar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *