Peças de design trazem exclusividade e sofisticação aos ambientes

Poltrona Mole

A concepção de um ambiente envolve a expressão da personalidade de quem habita ou transita por ali. Assim, todos os elementos de decoração devem representar as particularidades e as necessidades dos usuários do espaço.

As peças de design cumprem esse papel, trazendo diferenciação, originalidade e exclusividade aos projetos através de mobílias e acessórios. Além disso, elas exploram conceitos que agregam significado e valor ao décor, sendo consideradas verdadeiras obras de artes.

Esses itens são concebidos através de estudos e prezam por estética, ergonomia e criatividade. Passam por um processo de criação e produção refinado, com técnica e materiais de alta qualidade. É essa combinação que tornam essas peças únicas.

Um exemplo, é a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, que é considerada o maior ícone do design brasileiro.

Além dessa peça, o Momento Décor selecionou algumas criações assinadas por designers que ilustram o significado e o impacto que elas têm no ambiente e também nos usuários. Confira:

Poltrona Mole, por Sérgio Rodrigues

Ícone do design brasileiro, a Poltrona Mole foi criada por Sergio Rodrigues há mais de seis décadas. Ainda hoje, a peça segue sendo o principal item de desejo nos lares brasileiros e inspirou o trabalho das gerações seguintes de designers.

Confeccionada em madeira e couro, a poltrona encanta por sua aparência e toque macio e aconchegante.

O móvel vem de uma encomenda do fotógrafo Otto Stupakoff, que queria em seu estúdio um sofá para se esparramar como um sultão. Sergio Rodrigues respondeu com um sofá robusto e confortável, que expressa o Brasil em traço e identidade – o sofá Mole.

A poltrona é uma redução do sofá feita em 1957. Em 1961 foi editada pelo designer para participar do Concurso Internacional do Móvel em Cantú, na Itália. Lá ganhou o primeiro lugar e sua a glória, concorrendo entre 438 modelos de 27 países.

“Na Poltrona Mole não se senta, refestela-se”, escreveu o jornalista Sérgio Augusto. Em livro de 1975, o crítico e designer Clement Meadmore a considerou “um dos 30 assentos mais importantes do século 20”.

A poltrona Mole, também, faz parte do acervo de design do Museu de Arte Moderna (MoMA) de New York.

Poltrona May, de Jader Almeida

Com proporções balanceadas e uma dose generosa de conforto, o designer Jader Almeida concebeu uma peça para coexistir nas mais diversas propostas de ambientes.

As linhas convergentes convidam o olhar a passear pelas tangentes. Confortável no olhar e no sentar-se, generosa na ergonomia e no toque.

A peça foi premiada pelo Sit Furniture Design Award e também pelo International Design Award.

Cestos multiusos do Estúdio Campana

Os irmãos Fernando e Humberto desenvolveram um conjunto de cestos multiuso inspirados nas formas orgânicas naturais e cores da fauna e da flora brasileira.

Versátil e feita em vime e aço, a coleção mostra o potencial de materiais amplamente disponíveis e tradições vernaculares para produzir peças contemporâneas que estimulam nossa imaginação.

Mesa Piano, do designer João Teixeira

Como o nome evidencia, o design desta mesa foi inspirado em um piano. O designer português João Teixeira buscava uma solução direcionada a atender a necessidade de quem trabalha em casa.

O resultado foi um design reconhecido pelo prêmio iF Design, uma das maiores premiações do mundo no segmento.

O foco do designer com essa criação era realçar a produtividade, a criatividade e o comprometimento através de uma solução simples, embora sofisticada. Com um suporte metálico combinado à marcenaria, a mesa faz uma releitura da forma que os pianistas apoiam as partituras.

“Essa característica permite que os usuários se beneficiem de métodos de trabalho inteligentes e estimulantes com facilidade ao posicionar livros e outros documentos, usando-os como ferramentas ao trabalhar”, explica Teixeira.

Mesa de centro Cloth, do designer João Teixeira

Inspirado por formas orgânicas e movimento, o designer português João Teixeira criou um design para ser observado sob diferentes perspectivas. A mesa de centro “Cloth”, palavra em inglês que significa “tecido”, alcança o equilíbrio entre ousadia e elegância dependendo do ângulo que é observada.

O detalhe ao centro da mesa agrega estética ao design e aumenta a funcionalidade da mobília, já que atua como suporte para revistas e outros objetos.

Mesa de centro Lago de Narciso, do designer Victor Vasconcelos

Produzida com materiais de alta qualidade e design minimalista, a mesa de centro “Lago de Narciso” expressa extrema sofisticação.

A criação é um convite para a reflexão. Inspirada na obra “Narciso” de Caravaggio, a peça propõe o usuário a olhar para o seu próprio reflexo e desperta o usuário para refletir sobre si.

“A autorreflexão nos permite olhar para dentro e entender o que nos preenche como humanos. Nós nos tornamos completos no momento em que conseguimos enxergar exatamente o que nos move. Quando você olha no espelho, o que você vê?”, indaga o designer Victor Vasconcelos.

Mesa lateral Hera, do designer Victor Vasconcelos

O design trabalhado em madeira reserva um espaço vazio para que cada pessoa faça a sua decisão a sobre como e com o que preenchê-lo. O propósito é promover o poder da escolha.

“Preencha com o elemento que faz sentido pra você. Customize de acordo com a sua intuição e crie o ambiente que você deseja. Experimente o gosto da liberdade de escolher o que deve estar aqui ocupando os espaços que ficaram”, propõe o designer Victor Vasconcelos.

Na imagem, o escolhido para preencher o vazio, deixado de forma proposital, foi o sal, que é considerado por algumas pessoas como elemento que “limpa e que neutraliza os campos magnéticos negativos”.

Banqueta Line, por Solana Marianelli

Versátil, resistente e sofisticada, a banqueta Line traduz em linhas puras um mobiliário contemporâneo e atemporal.

O design da arquiteta Solana Marianelli é composta por estrutura de metalon pintado, garantindo leveza, durabilidade e estabilidade.

Referenciada pela geometria e pelo ícone do design de mobiliário, a Panton Chair, tem em seu conceito a subtração dos elementos não essenciais à sua forma. Pode ser utilizada individualmente ou de maneira combinada, proporcionando um design singular e personalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *