Espaços de leitura: O livro como elemento na arquitetura

A presença dos livros nos lares sempre se manteve relevante na concepção de projetos arquitetônicos. Outrora, a biblioteca era um cômodo frequente dentro de casa. Com a redução na área dos imóveis, teve-se de pensar em novas estratégias para atender os amantes de uma boa leitura.

Nesse domingo, 1º de maio, foi o Dia da Literatura Brasileira. Por isso a coluna Momento Décor aborda sobre como a arquitetura inclui o livro em seus projetos.

Aquelas pessoas que residem em casas ou apartamentos com metragem maior, até conseguem manter uma biblioteca, embora as dimensões sejam bem menores que há algumas décadas.

Estante por toda a extensão da parede abriga vasto acerto em projeto do Atelier D+Y. Foto: Donghai Guo

Para muitos, a solução é uma grande estante junto ao escritório. Mas nem todo mundo dispõe de espaço para abrigar acervos maiores.

Assim, novos projetos têm contemplado uma nova proposta de área, que associa a paixão pela leitura à busca por qualidade de vida, já que pode exercer multifunções: o cantinho da leitura.

Dentro de casa, um cantinho tranquilo, com pouca movimentação, iluminação adequada e conforto acústico é o ideal. O ambiente fica completo com uma poltrona confortável e um móvel de apoio para livros e outros adornos.

Mas o hábito da leitura não precisa se restringir aos ambientes residenciais. Áreas públicas, estabelecimentos comerciais e até empresas já incorporaram espaços próprios para leitura.

Confira alguns projetos que incorporaram áreas para quem aprecia ler:

Livraria projetada em anexo a um lar, assinada por Todot Architects and Partners. Foto: Jinbo Choi
Área reservada para incentivar a leitura em empresa, por Bernandes Arquitetura. Foto: Leonardo Finotti
Espaço para leitura em meio à natureza, projetado por Mjölk Architekti. Foto: Barbora Kuklíková
Sala de leitura, projeto de Fernanda Canales. Foto: Jaime Navarro
Projeto lúdico volta para crianças, assinado por Farming Architects. Foto: Thai Thach, Viet Dung An

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *