Oito andares em 100 dias: Conheça o primeiro prédio modular off-site do Brasil

Já imaginou que seria possível construir um prédio de oito andares em apenas 100 dias? Pois esta já é uma realidade aqui no Brasil. Menos de três meses e meio foi tempo suficiente para a construção do primeiro prédio modular off-site do País.

A agilidade na execução do projeto se deve ao sistema construtivo que consiste na produção de módulos em ambiente industrial com posterior alocação no canteiro de obras.

Etapa de acoplagem e instalação dos módulos. Foto: Divulgação / BR3

Dos cem dias de construção do edifício Level, 80 foram dedicados à fabricação e 20 à acoplagem e instalação sobre a fundação. O empreendimento foi concluído em abril de 2021 com 3,3 mil m² na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina.

O prédio abriga a sede da empresa responsável pelo projeto, a BR3 (Brasil ao Cubo), além de dois andares destinados a áreas coworking com espaço de convivência.

Edifício Level já finalizado. Foto: Divulgação / BR3

Diferente de obras modulares tradicionais com containeres, o projeto do edifício Level utilizou a construção modular metálica 3D, que permite maiores dimensões e personalização do projeto.

Todas as estruturas da edificação foram fabricadas com aço. Foram utilizadas cerca de 500 toneladas de aço no projeto, o que equivale a 25% de todo o volume de material empregado na obra.

Interior do prédio. Foto: Divulgação / BR3

Além de ter viabilizado a construção em tempo recorde no Brasil, o sistema off-site ainda reduz a perda de materiais. A estimativa é que obras nesse modelo reduzem em até 10 vezes o desperdício. Além disso, a demanda sobre matérias primas e recursos naturais, como a água, tende a ser expressivamente menor.

Veja vídeo de como foi a produção na fábrica, o transporte e a instalação no canteiro de obras:

Confira outras imagens com detalhes do projeto

Fotos: Divulgação / BR3

Quer entender mais sobre esse método obras de preza pela agilidade e pela economia? Já falei sobre este tema aqui na coluna no texto “Obra rápida e sem desperdício? A solução é optar por Sistemas construtivos industrializados“.

19 Respostas para “Oito andares em 100 dias: Conheça o primeiro prédio modular off-site do Brasil

  1. Qual o tamanho de cada apartamento e acomodações, são dividido os dormitórios, sala, cozinha, etc.
    Tem quantos metros quadrados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *