Edifício Bento: Quando a paisagem e a construção se conectam

Foto: Jomar Bragança

Pensar em uma construção não se limita a interação das formas, estruturas e demais elementos inseridos apenas dentro dos limites do terreno. Todo o contexto do entorno deve ser considerado. Alguns projeto arquitetônicos ainda vão além e alcançam uma verdadeira conexão entre a construção e a paisagem.

Um exemplo é o Edifício Bento, em Belo Horizonte, que foi concebido pela Trinia Arquitetura para abrigar a própria sede do escritório.

Foto: Jomar Bragança

Ambientes internos amplos com pouca interferência estrutural associado a grandes aberturas com vidro permitem que o exterior adentre o prédio, com a paisagem fazendo parte da volumetria dos ambientes.

O inverso também ocorre. O uso de materiais brutos como concreto e metais na fachada faz parecer com que o próprio edifício se conecte à rua.

Com objetivo de desenvolver um projeto autoral sem vícios e repetições do mercado imobiliário, o escritório adotou uma solução estrutural simples e que pudesse contribuir para a forma da edificação, utilizou materiais na sua condição bruta e, para criar uma área de trabalho mais convidativa, reservou espaços ao ar livre.

Foto: Jomar Bragança

O resultado foi uma construção de cinco pavimentos com sete salas comerciais em que a o prédio interage com a rua. Apesar da forte presença do concreto nas paredes externas, o projeto manteve grandes vãos na fachada principal preenchidos com vidro transparente.

Ainda assim, certa privacidade foi preservada no interior através de uma tela de vergalhões de construção, que ganha maior ou menor força visual dependendo do ângulo de observação.

Aos fundos, o escalonamento dos andares permitiu a criação de terraços em cada andar, com espaços ao ar livre que trazem qualidade aos espaços de trabalho. Dali, no bairro São Bento, é possível apreciar uma uma vista definitiva da Serra do Curral, importante marco da cidade de Belo Horizonte.

Foto: Jomar Bragança

Uma série de janelas nas laterais do edifício cria um jogo de volumes e luzes ao anoitecer.

Já no interior, permanece a proposta do simples: vãos preservados com esquadrias delimitando áreas sem comprometer a integração dos ambientes, desenhos simples em escada e guarda corpos, e revestimentos cimentícios.

Veja mais fotos deste projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *