Estratégias da arquitetura elevam produtividade nas empresas

Foto: Sanivpetro / freepik

Longos períodos em ambientes fechados e monótonos executando tarefas repetidas ou semelhantes podem levar à baixa produtividade. É para evitar isso que a arquitetura lança mão de estratégias que estimulam os trabalhadores.

Diferentes recursos podem ser utilizados na concepção e construção dos espaços para promover sensações específicas nas pessoas, como escolha de cores, materiais naturais, ergonomia e outros elementos.

Esse é o conceito da neuroarquitetura, que compreende que o ambiente em que estamos influencia em nossas emoções e comportamentos. Cada elemento explorado pelo projeto arquitetônico promovem estímulos que desencadeiam variadas sensações.

Cada tipo de projeto recorre a soluções direcionadas para a sua finalidade de uso. Nos ambientes empresariais e corporativos, a produtividade é um dos objetivos.

 

HUB Base27, projeto do escritório OGA Arquitetura. Foto: Camila Santos.

 

Estímulos para a produtividade

Iluminação, texturas, ventilação, aromas, acústica e cores são alguns dos recursos que podem ser utilizados para estimular a produtividade nos colaboradores.

A iluminação natural, por exemplo, favorece a disposição para realizar as tarefas do dia a dia. Mas, claro, balanceando a incidência direta do sol para evitar que a temperatura interna aumente. Quando não é possível recorrer à luz natural, outra fonte de luminosidade deve ser trabalhada.

A acústica também deve ser considerada. E, em alguns casos, prever a circulação de pessoas e outras variáveis para garantir que ruídos não irão prejudicar a concentração nem interferir no trabalho.

Outro ponto é a seleção de itens funcionais e de fácil manutenção que contribuam para a organização, já que a desorganização gera desconforto e levar à perda de materiais essenciais para a execução de tarefas.

 

HUB Base27, projeto do escritório OGA Arquitetura. Foto: Camila Santos.

 

Bem-estar no ambiente de trabalho

Outro fator de grande relevância para a produtividade é o bem-estar dos trabalhadores. Neste aspecto, os elementos naturais proporcionam conforto emocional e relaxamento.

Um relatório divulgado pelo Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no local de trabalho apontou que 15% das pessoas que trabalham em locais que contém elementos naturais apresentam melhor desempenho e bem-estar superior em relação a funcionários que não têm contato com a natureza.

Então vale a pena investir em itens que remetem à natureza, como plantas, madeira, pedras naturais, água e luz natural, já citada anteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *