Point gastronômico na Praia do Canto exala calorosidade italiana

A calorosidade e o acolhimento típico das famílias italianas está expresso em cada detalhe de um novo espaço na Praia do Canto, que oferta um dos maiores símbolos da Itália: a culinária. Mais que uma padaria, a Tanti Affetti é um empreendimento gastronômico que une, através da arquitetura, diferentes serviços em um único espaço.

Arquiteto responsável pelo projeto, Levy Netto conta que o maior desafio foi reunir diferentes atividades em um comércio. E ainda mais que isso: que o local não tivesse uma atmosfera comercial, e sim despertasse sentimentos de acolhimento e bem-estar.

 

Os serviços de padaria, cafeteria, restaurante, mini mercado e pizzaria são oferecidos ao longo do dia e parte do período noturno.

“Os clientes queriam algo totalmente fora do convencional. Eles só tinham o nome definido. Tanti Affetti, de muito afeto, que remete ao italiano, que faz lembrar de afetividade e memória. A partir daí, eu desenvolvi o conceito e a concepção do espaço até chegar ao projeto de arquitetura”, conta Levy.

Quem adentra no estabelecimento, se sente diferente de quando frequenta uma empresa convencional. São sensações de aconchego e vontade de querer estar ali, e não apenas comprar ou consumir.

A seleção dos materiais utilizados também remetem à tradicionalidade gastronômica, explorando a cor da matéria-prima das massas, ícone da culinária italiana, que é o trigo.

“Me ocorreu o insight de trabalhar com a cor da farinha, do trigo e do pão, com bege, off-white e uma luz dourada”, descreve o arquiteto. “O projeto tem a base toda clara. Trabalhamos texturas que remetessem ao trigo e à farinha, e muita madeira de lâmina natural que traz calor e aconchego.”

Bem no meio do estabelecimento, tem uma arquitetura inspirada nos celeiros, local onde são armazenados os grãos. Uma claraboia no telhado traz luz natural. Também foram priorizados os fluxos e as setorizações junto à estética afetiva.

Para Levy, o que este projeto traz de novo é a questão do aconchego, do se sentir em casa e acolhido; e não de estar em ambiente comercial.

“Há esse aspecto comportamental. Hoje saímos de casa e queremos nos sentir bem. Queremos sair de onde estamos, do refúgio que é a casa, e ir para outro lugar tão bom quanto ou até melhor. E a Tanti Affetti vem para isso. É um lugar para ir para e se sentir bem, sentir bem-estar, aconchego e acolhimento.”

Através desse projeto, o arquiteto crê contribuir para o desenvolvimento do olhar dos usuários para além da aquisição de bens e serviços. Ele destaca que o ambiente comercial pode ser interessante e agradável não só para a compra, mas também para a vivência dos espaços.

Fotos: Reprodução / Instagram @tantiaffetti

6 Respostas para “Point gastronômico na Praia do Canto exala calorosidade italiana

  1. Muito prazer em participar desse empreendimento com tanto profissionalismo. Materiais empregados não são os comuns, foram escolhidos de forma extremamente responsável e inovadora, parabéns Levy pelo belo trabalho.

  2. A matéria está perfeita na descrição do ambiente que espero corresponda exatamente á vida real! Merece ser conhecida.

    1. Boa tarde, Patrizio. Na realidade, o nome do empreendimento é escrito da forma correta: Tanti Affetti, como citou. O erro de escrita foi meu no texto. Obrigada pela aviso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *