Geral

Após um ano, pai de Águia Branca reencontra filho levado aos EUA escondido pela mãe

Segundo a advogada da família, a mulher informou que levaria o menino para passear em Curitiba e o traria em meados de janeiro de 2014. No entanto, o combinado não foi cumprido

Mais de um ano depois, pai e filho se reencontram no Rio de Janeiro Foto: Arquivo Pessoal

Terminou na manhã deste domingo a agonia o pedreiro Fernando Silva de Souza, morador do município de Águia Branca, no Noroeste do Estado. Pontualmente às 8h10, o pequeno Guilhermy cruzou as portas do salão de desembarque do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, correndo para abraçar o pai. A família segue agora de carro para seu município de origem.

A criança de cinco anos foi levada aos Estados Unidos pela mãe, em dezembro de 2013. Segundo a advogada da família, Analú Capácio Cuerci Falcão, a mulher informou que levaria o menino para passear em Curitiba e o traria em meados de janeiro. No entanto, o combinado não foi cumprido e Fernando ficou sem saber de seu paradeiro.

Após acionar a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a família de Fernando conseguiu localizar mãe e filho no estado norte-americano de Massachusetts. A Justiça dos Estados Unidos, então, determinou o retorno da criança, considerando que o caso se caracterizou como sequestro internacional de criança, conforme a Convenção de Haia.

Pontos moeda