Geral

Argentina: governo corta subsídios a eletricidade e tarifa pode subir até 300%

Redação Folha Vitória

Buenos Aires - O governo argentino anunciou um forte aumento das tarifas de eletricidade na região de Buenos Aires a partir de 1º de fevereiro.

Segundo a imprensa local, a medida retira subsídios governamentais dados pelo governo à região, e pode resultar em aumentos de 200% a 300% nas tarifas de luz, de acordo com o classificação do cliente.

A atualização das tarifas ocorre "diante da defasagem existente entre os custos reais e os preços vigentes, considerando as possibilidades de pagamento de cada usuário e a conveniência em prevenir um impacto negativo na economia nacional", afirmou uma resolução divulgada pelo Ministério da Fazenda na véspera.

O ministério também declarou que será aplicada uma "tarifa social" a setores mais vulneráveis, como os beneficiários de planos sociais, aposentados e desempregados.

O governo conservador de Mauricio Macri, que assumiu em 10 de dezembro, tem entre seus objetivos reduzir o déficit fiscal da Argentina, que em 2015 ficou em 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda