Geral

Banco de leite humano continua precisando de doadoras em Vila Velha

Algumas mamães com excedente de leite se sensibilizaram ao saber da necessidade e prontamente se dispuseram a doar, mas são necessárias 40 doadoras para que se obtenha o ideal de 21 litros

Ainda falta leite humano em banco de leite de Vila Velha Foto: R7

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha continua precisando de doações para normalizar o estoque de leite materno e, assim, garantir o fornecimento para bebês que por algum motivo não podem ser alimentados pelas próprias mães. 

Algumas mamães com excedente de leite se sensibilizaram ao saber da necessidade e prontamente se dispuseram a doar, mas são necessárias 40 doadoras para que se obtenha o ideal de 21 litros por semana. “Estamos com cinco doadoras no momento. Apesar de ser uma ajuda importante, porque estávamos com o estoque zerado, é muito pouco ainda, pois atendemos todas as crianças internadas na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin)”, comenta a coordenadora do Banco de Leite, Rosa Maria Negri Rodrigues Alves.

A dona de casa Glycia da Penha Ferreira Vereno, 31 anos, ganhou Joaquim há três meses e há cerca de duas semanas começou a ter excedente de leite pela manhã. Para não jogar fora, decidiu doar. “Eu cheguei a esvaziar o peito um pouco duas vezes, mas soube que o Banco de Leite estava precisando e decidi doar. Achei muito organizado o serviço. A equipe do hospital veio até minha casa, trouxe os potinhos e me explicou como coletar e armazenar o leite”, conta a mamãe de primeira viagem.

Ciente da importância de seu gesto, Glycia estimula outras mulheres a fazerem o mesmo. Ela ressalta que não tem trabalho nenhum para coletar o leite e diz que se sente feliz em ajudar. “Estou aqui, no conforto da minha casa, tenho leite sobrando. Achei muito válido ajudar”, comenta.

Como doar 

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual e Maternidade de Vila Velha, a mulher que tiver excedente de leite na fase de amamentação, e que quiser doar, pode entrar em contato por meio do telefone 3636-3151, das 8 às 17 horas, para receber as orientações.

De acordo com Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, o leite materno contribui para que o bebê tenha um bom desenvolvimento, principalmente no caso de prematuros, que precisam de uma atenção maior porque têm mais chances de ter infecções. “É importante captarmos leite materno porque com esse leite conseguimos atender melhor os bebês hospitalizados”, diz.

Ela lembra ainda que o bebê precisa ser amamentado somente com o leite materno até os 6 meses. Após esse período, deve-se permanecer com o leite materno e introduzir outros alimentos na dieta, evitando leite artificial.

Serviço

Além do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual e Maternidade de Vila Velha, o Espírito Santo conta com outros seis serviços de captação de leite materno. Confira abaixo onde doar.

Hospital Estadual Dório Silva – funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Avenida Eudes Scherrer de Souza, s/nº, Laranjeiras, Serra.
Contato: (27) 3138-8905

Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM) 
Endereço: Avenida Joubert de Barros, nº 555, Bento Ferreira, em Vitória
Contato: (27) 3636-6568

Hospital das Clínicas (referência do Estado) – funciona das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Avenida Marechal Campos, s/nº, Maruípe, Vitória.
Contato: (27) 3335-7424 ou (27) 3335-7377

Santa Casa de Misericórdia de Vitória – funciona das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória.
Contato: (27) 3212-7246

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55, Bairro Ferroviários.
Contato: (28) 3521-7045 

Hospital e Maternidade São José – funciona das 7h às 17h20
Endereço: Ladeira Cristo Rei, Centro, em Colatina
Contato: (27) 2102-2100

Pontos moeda