Geral

Cachoeiro de Itapemirim celebra o Dia dos Santos Reis. Confira a programação!

O encontro, que começará às 19h30, desta quarta (6), reunirá 5 grupos cachoeirenses em torno de um presépio montado na Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade

Cinco grupos folclóricos de Cachoeiro de Itapemirim estarão na Praça Jerônimo Monteiro, nesta quarta (6), para celebrar o Dia de Reis. Foto: Divulgação/Prefeitura

Cinco grupos folclóricos de Cachoeiro de Itapemirim estarão na Praça Jerônimo Monteiro, nesta quarta-feira (6), para celebrar o Dia de Reis. Eles vão se reunir em torno do presépio que será montado no local, onde farão o tradicional encerramento do ciclo natalino. O encontro, que é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, terá início às 19h30.

Participarão do evento os seguintes grupos: Missão Divina, do mestre Wilson Diniz, do distrito de Burarama; Estrela do Pôr do Sol, do mestre Elias Silva, do bairro Aeroporto; Estrela do Mar, do mestre Rogério Vieira, e Estrela do Luar, do mestre Romilson Laurindo, ambos do bairro Zumbi; e o grupo Charola de São Sebastião, do mestre Izaías Quirino, da localidade de Jacu.

O secretário interino de Cultura de Cachoeiro, Villinevy Koppe Robbi, explica que a proposta do encontro, que, neste ano, chega à sua terceira edição, é mostrar à população a riqueza cultural dessa expressão. “A Folia de Reis também é valorizada permanentemente, por meio das leis Rubem Braga e Mestre João Inácio”, acrescenta.

Ativada pela Prefeitura em 2010, a Lei Mestre João Inácio – a única do Estado voltada ao registro e preservação do patrimônio imaterial, em nível municipal – tem como finalidade salvaguardar a Folia de Reis e outras manifestações folclóricas de Cachoeiro (Bate-flecha, Capoeira e Caxambu, dentre elas), garantindo reconhecimento a seus representantes.

Origem da Folia de Reis

De origem portuguesa e ligada ao culto católico do Natal, a Folia de Reis é uma das manifestações da cultura popular mais antigas e fortes em Cachoeiro. Seus integrantes (mestres, instrumentistas, palhaços, entre outros) apresentam canções sobre temas religiosos, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do Menino Jesus, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

Pontos moeda